Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de maio de 2015

- PROBLEMA DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - APOIO FRATERNO N º. 136. - POR QUE OS JOVENS USAM DROGAS? - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

     POR QUE OS JOVENS USAM DROGAS?

            É uma pergunta que devemos fazer para nos situar em relação aos riscos que correm nossos filhos.
            A primeira resposta poderia ser de que são almas fracas, que não trazem intimamente resistência contra vícios e tentações de toda espécie. A respeito disso,podemos destacar uma questão colocada Por Allan Kardec: “ pode o homem cometer numa existência faltas não cometidas na precedente? - Isso depende do seu adiantamento. Se ele não souber resistir ás provas, pode ser arrastado a novas faltas, que serão a conseqüência da posição por ele mesmo escolhida“.
            Por aí vemos que ninguém poderá eximir-se da sua própria responsabilidade. A responsabilidade é primeira de quem consome drogas é a própria, pois ninguém nasce na Terra para errar ou cometer enganos, e sim para superar a montanha das dificuldades e os obstáculos de convivência social.
            Nas fases primeira da infância e posteriormente da adolescência nossos filhos necessitam de profundas orientações para que consigam cumprir o seu programa de melhora moral e aperfeiçoamento espiritual, abraçados antes da presente reencarnação. A falta de amparo dos país é motivo para quedas e desequilíbrios; e, se não podemos dizer que a culpa será totalmente dos pais, devemos dizer que a MAIOR RESPONSABILIDADE nessas fases da vida é dos pais, ou seja, PAI E MÃE devem ser o sustentáculo para que nossos protegidos consigam superar a fase infantil e juvenil com aproveitamento espiritual.
            De maneira geral, se formos traçar um perfil dos jovens que se envolvem com drogas, encontraremos uma maioria esmagadora oriunda de lares em crise. O mundo imerso em problemas, o momento sócio-cultural, as difíceis perspectivas de futuro, somados às facilidades de se entrar nos vícios, criam uma situação perigosa.
            A exigência familiar para que sejam melhores que os outros, estudar muito para vencer, namoros que agradem aos genitores, ter de mostrar logo sua opção sexual, cursos diversos, almoços muito rápidos, agenda excessivamente cheia de atividades, para muitos falta de lazer, e outras situações, levam a uma grande pressão sobre o jovem, que necessita ter um lar equilibrado para vencê-la.
            E, recebendo tamanha pressão dos pais para serem sempre os “primeiros“, começam a sofrer conflitos mais fortes.
            Chico Xavier destaca: “tantos jovens que se doparam em drogas, (...), muitas vezes por causa de uma influência opressiva daqueles que foram chamados a orientá-los na vida prática”.
            A porta de entrada no vício será então a desestruturação familiar em maior parte e outra situações em menor escala, tais como a curiosidade, pressão de “amigos”, busca de emoções diferentes.
            Despertemos, pois inúmeras vezes, nossos tutelados buscam-nos como pais, para conversar, pedem-nos disponibilidade para convivência salutar, suplicam apoio, sentindo-se pouco amados, deslocados, com baixa auto-estima, querem mais carinho e calor do que as grandes mesadas, e, se aí fugimos, porque precisamos descansar ou trabalhar mais, estaremos dando o mapa, a passagem e a chave para que caiam na porta do vício.
            Cuidado! Nessas horas é que aparecem falsos amigos e traficantes...

            Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário