Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2015

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. SEGUNDA PARTE. CAPÍTULO V. MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS. FENÔMENOS DE TRANSPORTE. 99.

            O LIVRO DOS MÉDIUNS.

                            SEGUNDA PARTE.

                                   CAPÍTULO V.

  MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS.

           FENÔMENOS DE TRANSPORTE.

99. Continuação... Este fenômeno oferece uma particularidade bastante singular, e é que certos médiuns não obtém senão no estado sonambúlico, e isso se explica facilmente. Há, no sonambulismo, um desprendimento natural, uma espécie de isolamento do Espírito e do perispírito, que deve facilitar a combinação dos fluidos necessários. Tal é o caso dos transportes, dos quais fomos testemunha. As questões seguintes foram endereçadas ao Espírito que os havia produzido, mas suas respostas, por vezes, de sua insuficiência; nós as submetemos ao Espírito Erasto, muito mais esclarecido do ponto de vista teórico, e que as completou com observações muito judiciosas. Um é o artesão, o outro o sábio, e a própria comparação dessas duas inteligências é um estudo instrutivo, porque prova que não basta ser Espírito para tudo compreender.
            15. Algumas vezes, há desaparecimento de objetos cuja causa é ignorada, e que seria obra dos espíritos?
            Isso acontece muito freqüentemente, com mais freqüência do que pensais, e isso poderia ser remediado pedindo ao Espírito para trazer de volta o objeto desaparecido.

            16. Há efeitos que se consideram como sendo fenômenos naturais e que são devidos à ação de certos Espíritos?
            Vossos dias estão repletos desses fatos que não compreendeis, porque não os haveis sonhado, e que um pouco de reflexão vos faria ver claramente.
             Nota de Erasmo. Não atribuais aos Espíritos o que é obra da humanidade; mas crede na sua influência oculta, constante, que faz nascer, ao vosso derredor, mil circunstâncias, mil incidentes necessários ao cumprimento dos vossos atos, da vossa existência.
            17. Entre os objetos transportados há os que podem ser fabricados elos Espíritos; quer dizer, produzidos espontaneamente pelas modificações que os Espíritos podem impor ao fluido ou ao elemento universal?  
            Não por mim, porque não tenho permissão para isso; só um Espírito elevado pode fazê-lo.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     

                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário