Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - N º. 86. - APOIO FRATERNO. - Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química. - DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. - OPIÓDES - GRUPO APOIO FRATERNO.

                                    APOIO FRATERNO.

                         Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

        DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

                                       (de acordo com Mari, 2002)
     
            Os OPIÓDES (dolantina, meperidina, demerol, algafan, belacodid, heroína, morfina, ópio e outros medicamentos à base de codeína).
            São substâncias obtidas a partir do alcalóide de uma espécie de papoula. Todas essas drogas possuem efeitos semelhantes. Algumas são utilizadas como medicamento (por exemplo, a morfina é usada para tratamento da dor e a codeína como sedativo da tosse).
            Entre os derivados do ópio, heroína é a substância mais freqüentemente usada de forma indevida, além de ser a que mais freqüentemente provoca dependência física. Além da sensação de conforto e bem estar comum a todos os opiódes, o uso da heroína injetável provoca uma sensação agradável, freqüentemente comparada ao orgasmo.
            A heroína pode ser fumada ou inalada. O uso por períodos de tempo prolongados faz desaparecer alguns efeitos colaterais desagradáveis (náuseas e vômitos, como exemplo).
            Quando se interrompe o uso sistemático de um opíóides, é freqüente o aparecimento da síndrome de abstinência.
            Os principais efeitos do uso de substâncias opiódes são as sensações de orgasmo seguido de sonolência e diminuição das pupilas. Em casos de superdosagem, o individuo manifesta depressão respiratória, diminuição da pressão, sonolência e coma.
            Na abstinência surgem bocejos, lacrimejamentos, corrimento nasal, suor excessivo, dores musculares e abdominais, aumento da temperatura corporal, dilatação das pupilas, aumento da pressão arterial e ereção dos pelos.

            Por que meios podemos neutralizar a influência dos  maus Espíritos?

            “Praticando o bem e pondo toda vossa confiança em Deus, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e destruireis o império que queiram ter sobre vós. Evitai escutar as sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós e excitam todas as paixões más. Desconfiai sobretudo dos que exaltam o vosso orgulho, porque eles vos atacam na vossa fraqueza. Essa a razão por que Jesus vos ensinou a dizer, na oração dominical: Senhor! Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.”  (O Livro dos Espíritos, questão 469)

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.

                                    RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário