Powered By Blogger

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - LIVRO DOS MÉDIUNS. - CAPÍTULO XXII. - DA MEDIUNIDADE ENTRE OS ANIMAIS. - QUESTÃO No. 234. - ALLAN KARDEC.

                        LIVRO DOS MÉDIUNS.

                                 CAPÍTULO XXII.

 DA MEDIUNIDADE ENTRE OS ANIMAIS.

            QUESTÃO No. 234.

            Os animais podem ser médiuns?
           
Muitas vezes se colocou esta pergunta e certos fatos pareciam respondê-la afirmativamente. O que pôde, sobretudo, abonar esta opinião foram os sinais notáveis de inteligência de certos pássaros adestrados que parecem adivinhar o pensamento e tiram de um maço de cartas as que podem dar a resposta exata da questão proposta. Observamos essas experiências com um cuidado todo particular, e o que mais admiramos foi a arte que foi necessário desdobrar para a instrução desses pássaros. Não se lhe pode, sem dúvida, recusar uma certa dose de inteligência relativa, mas seria preciso convir que, em certas circunstâncias, sua perspicácia ultrapassaria de muito a do homem, porque não há pessoa que possa se gabar de fazer o que eles fazem, seria preciso mesmo, para certas experiências lhe supor um dom de segunda vista superior aos dos sonâmbulos mais clarividentes. Com efeito, sabe-se que a lucidez é essencialmente variável e que está sujeita a freqüentes intermitências, ao passo que entre esses pássaros, ela seria permanente e funcionária no momento próprio com uma regularidade e uma precisão que não se vê em nenhum sonâmbulo; numa palavra, ela nunca lhes faltaria. A maioria das experiências que vimos foram da natureza daquelas que fazem os prestidigitadores e não puderam nos deixar dúvidas sobre o emprego de alguns dos seus meios, principalmente o das cartas forçadas. A arte da prestidigitação consiste em dissimular esses meios, sem o que o efeito teria encanto. O fenômeno, mesmo reduzido a essa proporção, não é menos interessante, e lhe resta sempre para admirar o talento do instrutor como também a inteligência do aluno, porque a dificuldade a vencer é bem maior da que se o pássaro não agisse se não em virtude de suas próprias faculdades; ora, levar este a fazer coisas que superam o limite do possível para a inteligência humana, está provado, só por isso, o emprego de um procedimento secreto. E há, aliás, um fato constante, e é que esses pássaros não chegam a esse grau de habilidade senão ao fim de um certo tempo, e com Judá de sons particulares e perseverantes, o que não seria necessário se sua inteligência fizesse sozinha os encargos, Não é mais extraordinário dirigi-los para tirar as cartas do que habituá-los a repetirem musicas e palavras.
            Ocorreu o mesmo quando a prestidigitação quis imitar a segunda vista; levava-se o sujeito ao extremo para que alusão fosse de longa duração. Desde a primeira vez que assistimos a uma sessão desse gênero, nela não vimos senão uma imitação muito imperfeita do sonambulismo, revelando a ignorância das condições mais essenciais dessa faculdade.

                                                                                  ALLAN KARDEC.

Fonte: “O Livro dos Médiuns” - Allan Kardec – 18 a. Edição - Editora IDE - Araras, SP - Abril 1991.


                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário