Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO IV. - TEORIA MANIFESTAÇÕES FÍSICAS. - ITEM N º. 75. - ALLAN KARDEC.

                             SEGUNDA PARTE.

  DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                                  CAPÍTULO IV.

       TEORIA MANIFESTAÇÕES FÍSICAS.

75.       Essas manifestações são claras, categóricas e sem ambiguidade; delas ressalta esse ponto capital que o fluido universal, no que reside o princípio da vida, é o agente principal das manifestações, e que esse agente principal das manifestações, e que esse agente recebe seu impulso do Espírito, seja este encarnado ou errante. Esse fluido condensado constitui o perispírito ou envoltório semi-material do Espírito. No estado de encarnação, o perispírito está unido à matéria do corpo; no estado de erraticidade, está livre. Quando o Espírito está encarnado, a substância do perispírito está unida mais ou menos ligada, mais ou menos aderente, se se pode exprimir assim. Entre certas pessoas, há uma espécie de emanação desse fluido, por conseqüência de seu organismo, e isto é, propriamente falando, o que constitui os médiuns de influência físicas. A emissão do fluido animalizado pode ser mais ou menos abundante, sua combinação mais ou menos fácil e daí os médiuns mais ou menos potentes;não é também permanente, o que explica a intermitência da força.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, no Capítulo IV na questão 50, da 18º. edição, abril de 1991, páginas 57 e 58, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM.(rrhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário