Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

- DIVULGAÇÃO DO LIVRO ESPÍRITA. - RESUMO DE LIVROS ESPIRITAS. - CHICO XAVIER, MEDIUNIDADE E PAZ. - Capítulo 23. - A EXCOMUNHÃO DE CHICO. - CARLOS A. BACCELLI.

            RESUMO DE LIVROS ESPIRITAS.

     CHICO XAVIER, MEDIUNIDADE E PAZ.

                                                                                  Carlos A. Baccelli.

                                          Capítulo 23.

          A EXCOMUNHÃO DE CHICO.

            Logo no início de suas atividades mediúnicas, Chico Xavier experimentou a implacável perseguição do clero, que tudo fez para afastá-lo de sua tarefa missionária. Ele suportou as mais terríveis calúnias e as mais difíceis provas de humildade. Inconformada de perder terreno para o Espiritismo, a igreja tentava desmoralizar aquele que, época, era o principal responsável, no Brasil, pelo avanço da doutrina codificada por Allan Kardec.
            Andando pelas ruas de Pedro Leopoldo, era comum as pessoas se benzerem ao avistá-lo e mudarem de calçada. Evitando, assim, um indesejável encontro com quem estava “a serviço das trevas”. As paredes do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em construção, eram levantadas durante o dia e derrubadas à noite.
            Hoje, Chico se recorda com alegria de todas as aquelas dificuldades que ele soube superar em silêncio, sem revidar à menor ofensa recebida. Ele nos contou que, certa vez, um bispo de Belo horizonte resolveu ex comungá-lo. Em todas as igrejas que estavam sob a autoridade do referido bispo, ao badalar os sinos que convocavam os fiéis para as missas de domingo, do púlpito, à moda medieval, o sacerdote repetia para a multidão com voz pausada e forte:
            - Francisco Cândido Xavier, está excomungado até a quinta geração!.
            Quando a excomunhão foi tornada pública pela primeira vez, uma das irmãs de Chico, Lourdes, católica fervorosa, estava participando da missa. Banhada em lágrimas, ao voltar para casa, ela contou tudo ao irmão, que lhe respondeu serenamente:
            - Você não se preocupe com esse assunto de excomunhão, pois, segundo o dicionário que já consultei, excomungados estão todos aqueles que hoje, por exemplo, sendo católicos, ainda não comungaram. Se você não teve oportunidade de comungar hoje na missa, esta ex-comungada.
            Fazendo breve pausa, Chico continuou:
            - Quanto a eu ter sido excomungado até a quinta geração, você não se preocupe com isto, porque não vai haver nem a primeira! Você está desperdiçando suas lágrimas. (...)

            Fonte: Editora Didier. - Telefone: (17) 34 21 21 76. – didier@terra.com.br,

                                   RHEDAM.(rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário