Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 99. - PAIS E FILHOS – EDUCAÇÃO II. - Dr. HUMBERTO. (Dr. Carlos.)

             PAIS E FILHOS – EDUCAÇÃO II.

            “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Coelho Neto.
            Existe sim um método seguro, uma receita infalível para a educação dos filhos ... de Deus.
            Este é a primeira parte do conjunto de regras que compõem a receite de educação”
                        1. - Amar a Deus sobre todas as coisas;
                        2. - Não tomar Seu nome em vão;
                        3. - Santificar o dia de sábado;
                        4. - Honrar Pai e Mãe;
                        5. - Não matar;
                        6. - Não adulterar;
                        7. - Não roubar;
                        8. - Não prestar falso testemunho;
                        9. - Não desejar a mulher do próximo;
                        10. - Não desejar a casa do próximo, nem o seu servidor, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem coisa alguma que lhe pertença.
            A segunda parte do conjunto de regras, esta escrito no Evangelho de Mateus no capítulo VI, no versículo 33, que diz: - “Procurai, primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”.
            Sugerimos uma terceira parte do conjunto de regras, que é o seguinte: - “Fazei aos outros o que quereis que os outros vos façam”.
            Unidos as três partes da receita encontraremos, nas doze regras que a compõem - o caminho de bem educar sem equívocos e sem erros.
            Segundo Emmanuel na Questão 112, do Livro O Consolador, nos informa: - “as escolas instrutivas do planeta poderão renovar sempre os seus métodos pedagógicos, com esses ou aqueles processos novos, de conformidade com a psicologia infantil, mas a escola é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo”.
            A receita de bem educar esta contida nos Evangelhos, e nem poderia ser diferentes; os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo constituem o roteiro seguro para a evolução da Humanidade.
            Para lograrmos êxito na educação dos filhos ... de Deus, além de orientar é necessário exemplificar. Devemos sempre nos perguntar se precisamos ensinar a eles o que queremos ou o que devemos?
            No entanto, ainda precisamos saber que, algumas vezes, Deus coloca filhos bastante difíceis em nossas mãos.
            É necessário compreendermos que muitos deles estão no começo da jornada evolutiva, da qual não podem esquivar-se, e como não possuem desenvolvimento intelectual e moral e considerações, é evidente que teremos que dispensar esforço muito maior para educá-los.
            Mais uma vez citamos o Dr. Rinaldo Delamare, no mesmo livro “A Vida do Bebe”, afirma ele, que : - “Educar é informar, é respeitar, é valorizar, é permitir que o outro seja ele mesmo”.
            Muitas vezes, disse ele, “o pai e mãe podem prejudicar conscientemente o seu filho, porém o fazem, freqüentemente, sem querer e perceber, demonstrando mau gênio ou má educação
            Allan Kardec é categórico ao afirmar que “a maioria necessita de ensinamentos diretos em matéria de religião e moral, como em matéria de ciência”.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário