Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. N º. 98. - PAIS E FILHOS – EDUCAÇÃO I. - Dr. HUMBERTO. (Dr. Carlos.)

              PAIS E FILHOS – EDUCAÇÃO I.

            O Dr. Rinaldo Delamare, no mesmo livro “A Vida do Bebe”, conscientisa os pais, afirmando,  que um filho significa maior sacrifício que qualquer outro, e os pais devem convencer-se de que, quando ganharam o filho, perderam a sua liberdade, o conforto das noites bem dormidas, as diversões inesperadas, e adquiriram o dever de acalmar as paixões e inclinações íntimas... Enfim, no meio de todo prazer e alegria, de preocupações e aflições, devem compreender a exata finalidade da sua missão, exteriorizada na forma sublime da abnegação(...). 
            Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar por sucedâneos ocultos que envenenam a alma. Só um espírito que tenha compreendido a paternidade de Deus, acima de tudo, consegue escapar à lei pela qual os filhos sempre imitarão os pais, ainda quando estes sejam perversos.
            Como temos filhos na Terra, ouçamos a palavra do Cristo, escrita por João.S., 8:38., que nos diz: - “Vós fazeis o que também vistes junto de vosso Pai”. - Jesus.
            Nós pais devemos perguntar:
            - Mas como educar com acerto?
            - Onde está o método seguro da Educação?
            - Como entender que a Humanidade, após conquistas inimagináveis, ainda não logrou encontrá-lo?
            - Qual é o Caminho?
            Pedro A Bonila, no  capítulo Quatorze do seu Livro, Quem é seu filho? Cita uma afirmação do psicólogo Wilian Damon, presente no seu livro “Expectativas Maiores”, que a criança para desenvolver o seu caráter, deverá ser alertada quanto às realidades sociais fundamentais, as quais tem que se adaptar.
            Evitar de fazer com que a criança se sinta o centro de todas as coisas, tornando-a consciente de si própria e de seus sentimentos, pois podemos desse modo colocá-la a frente a cima de todos os outros, fazendo-a ignorar os sentimentos e as necessidades alheias. Assim, a criança viverá fora da realidade.
            Portando é importante que a criança obedeça a regras e orientações firmes e claras, para que não venha a desenvolver a arrogância e o desrespeito.
            Quando perguntado como Ele encara a questão da disciplina na escola e no lar?!
            Diz o psicólogo: - Amor, cuidado e disciplina são os elementos essenciais. É triste, mas previsível, que nos nossos tempos a disciplina tenha se tornado um tópico de acirrada controvérsia, quando deveria continuar sendo o que sempre foi: uma questão de simples Bom senso.
            Eu não defendo o uso de punição física, nem de descomposturas humilhantes. Mas, há sempre maneiras sábias, seguras e eficiente de se impor disciplina.(35)
            O Espírito de Emmanuel, afirma que “o psicólogo, o pedagogista, o formador de novas gerações, para entrarem na arena da luta a prol de aperfeiçoamento de cada individualidade sobre a Terra, terão que buscar a sua norma de ação dentro do próprio Cristianismo em sua simplicidade inicial, se não quiserem que a Humanidade atinja a culminância dos arrastamentos e das destruições. As religiões literalistas passaram, desdobrando com as suas filosofias, sobre a fronte da Humanidade, um manto rico de fantasias e de concepções variadas, mas baldas de essência do espírito que lhes vivificassem os ensinamentos”. (Cap.VI - Livro Emmanuel, 9 edição, FCX, FEB.)


                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário