Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de abril de 2013

- APRENDENDO COM CHICO XAVIER. - Nº. 73. - UMA SESSÃO ESPÍRITA COM CHICO XAVIER. - CESAR CARNEIRO DE SOUZA.


     UMA SESSÃO ESPÍRITA COM CHICO XAVIER.


            O que, a seguir, vai relatado ocorreu na Comunhão Espírita-Cristã, numa das muitas reuniões das segundas e sextas feiras, que freqüentei, ali colaborando nos comentários evangélicos.
            18:45 horas – Entramos na sala de reunião pública, acompanhando o Chico, que, havendo necessidade, fazia alguns apontamentos com respeito à orientação dos trabalhos.
            19:00 horas – Abriram-se as portas para o público.
            Começando do médium, que, solícito, atendia de pé, num canto mesa, pessoas procedentes de todas as camadas sócias, formou-se enorme fila a se estender muito além do local da reunião. Esse atendimento verbal durou uma hora.
            No outro lado da mesa, Da Elza e Da. Elite (irmã, esta, de Eurípedes Barsanulfo) recolhiam nomes de pessoas que solicitavam receitas e orientações por via mediúnica. Naquela época, tais pedidos atingiam o expressivo número de duas, três ou mais centenas.
            20:00 horas – Encerrou-se o atendimento à fila. Sentou-se o médium a cabeceira da mesa, ao lado da presidente dos trabalhos, Da. Dalva Borges.
            Tomando do “Evangelho Segundo O Espiritismo” e do “Livro dos Espíritos, abriu-os ao acaso, folheando-os até encontra um trecho que lhe agradasse. Foram extraídas uma mensagem do “Evangelho” e uma pergunta do “Livro dos Espíritos”, como base para os comentários a serem feitos.
            Nesse instante, a diretoria, auxiliada pelo Chico, nomeou os comentaristas, os quais foram chamados para formarem a mesa. Sempre notamos que os primeiros a usarem da palavra eram indicados pelo médium.
            Composta a mesa, Da. Dalva proferiu a prece inicial, fazendo, logo em seguida, a leitura dos textos escolhidos, em voz alta.
            20:10 horas – O médium ausenta-se da sala pública e, acompanhado do casal weaker e Da. Zilda, isola-se em pequeno compartimento destinado ao receituário psicográfico.
            São iniciados os comentários, os quais se estendem até que o médium retorne do receituário.
            Noutro pequeno cômodo, abre-se a câmara de passes para o público. Observei que os médiuns passistas ali se reuniam, para a preparação, uns vinte minutos antes do atendimento. Após o passe, cada paciente recebe pequeno copinho com água fluidificada. Inúmeras garrafas de água foram ali colocadas para serem fluidificadas.
            21:00 horas. – As primeiras receitas saíram porta do cômodo onde o Chico psicografava e, depois de serem dobradas pelas mesmas senhoras que sentadas à mesa, haviam recolhido os nomes dos interessados, eram entregues a alguém que, no exterior do recinto, as distribuía.
            22:30 horas – Prosseguiam os comentários. Outro leva de receitas e orientações foi distribuída.
            23:30 horas – Novo pacote com receitas foi enviado pelos auxiliares do médium.
              0:30 horas – Surge o Chico, trazendo nas mãos o restante dos pedidos de orientação mediúnica. Encerram-se os comentários evangélicos da noite.
            A presidente releu os textos que haviam sido escolhidos para as explanações, após o que pediu a todos os presentes alguns momentos mais de silêncio, meditação e prece, até que a reunião atingisse o seu final.
            O Chico, mediunizado, começou a psicografar mensagens de Benfeitores Espirituais, incluindo uma comunicação familiar.
            2:00 horas – Finda-se o interrupto serviço psicográfico.
            O Chico, ainda mediunizado, toma uma folha, dobra-a pelo meio e Emmanuel grafa pequena frase de agradecimento nos seguintes termos: “Meu filho, podemos encerrar a reunião, com as bençãos de Jesus”. Esse bilhete é entregue à presidente dos trabalhos, que solicita de alguém a prece de encerramento.
            Usando a palavra, depois de tanto tempo exclusivamente dedicado à psicografia, o Chico pede que se chame os familiares presentes do comunicante da noite e, com permissão deles, lê a mensagem de público, entregando-a depois, em seus originais, a quem de direito. Em seguida, é lida uma mensagem evangélica dada por Emmanuel.
            2:30 horas – O movimento em torno do médium faz-se intenso e, assim, ele atende informalmente muitíssimas pessoas, dedica livros que lhe são apresentados, conta casos, ouve casos, ri e conversa, orientando indiretamente muita gente.
            3:30 horas – a convite do Chico, todos que ali ainda se encontram vão para as dependências da cozinha, e em grandes bules são servidos chá e café acompanhados de pequenas fatias de pão e rosca.
            Em momento algum o Chico deixa de estar rodeado por amigos solicitantes.
            4:00 – No portão de saída, já no passeio da Rua Eurípedes Barsanulfo, presencie ainda muita conversa edificante e descontraída. O Chico despede-se com muito carinho de um por um, com beijos na face e abraços.
            4:30 – eu formava parte do pequeno grupo de retardatários, os últimos a deixarem o médium na calçada da Comunhão. Retirando-nos, ainda pude observar o dedicado irmão a nos acenar, desejando-nos uma boa noite.
            - Vão com Deus... – dizia. Vão com Deus...

Fonte: Livro “ENCONTROS COM CHICO XAVIER” - autor CESAR CARNEIRO DE SOUZA - 1a. Edição. - UBERABA, MG. - 1986.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário