Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de abril de 2013

- ESTUDANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS. - CAPÍTULO. III. - CRIAÇÃO. - FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS. - Questão. Nº. 45. - ALLAN KARDEC.



                                               CAPÍTULO. III.

                                                     CRIAÇÃO.

                        FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS.

            Questão. Nº. 45. – Onde estavam os elementos orgânicos antes da formação da Terra? 

            Eles estavam, por assim dizer, em estado de fluido pelo espaço, entre os espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra para começar uma nova existência sobre um novo globo.

            A química nos mostra as moléculas dos corpos inorgânicos unindo-se para formarem cristais de uma regularidade constante, segundo cada espécie, desde que estejam nas condições desejadas. A menor perturbação nessas condições basta impedir a reunião dos elementos, ou pelo menos, a disposição regular que constitui o cristal. Por que não ocorreria o mesmo com os elementos orgânicos? Conservamos durante anos sementes de plantas e de animais que não se desenvolvem senão em uma dada temperatura e num meio propício; têm-se visto grãos de trigo germinarem depois de vários séculos. Há, portanto, nessas sementes, um princípio latente de vitalidade que aguarda uma circunstância favorável para se desenvolver. O que se passa diariamente sob nossos olhos, não pode ter existido desde a origem do globo? Essa formação dos seres vivos, partindo do caos pela força da própria Natureza, diminuiu alguma coisa da grandeza de Deus? Longe disso, ela responde melhor a idéia que fazemos de sua força se exercendo sobre os mundos infinitos por meios de leis eternas. Essa teoria não resolve, é verdade, a questão da origem dos elementos vitais; mas Deus tem seus mistérios e pôs limites às nossas investigações.

Fonte: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - Allan Kardec - 54a. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.

                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário