Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - COMPORTAMENTO DO HOMEM PARA COM OS ANIMAIS. - ELISEU RIGONATTI.


         COMPORTAMENTO DO HOMEM PARA COM OS ANIMAIS.

             A rigor, o homem é senhor dos animais na Terra; entretanto, essa sua autoridade não deverá ir até o abuso de destruí-los impiedosamente.
          O homem só tem o direito de destruir os animais, quando estes ameaçam sua segurança; pode porém, explorá-los legitimamente, convertendo-os em auxiliares preciosos nos trabalhos rudes e beneficiar-se de seus produtos; o que o homem não mais fazer é atentar-lhes contra a vida.
            Fazendo dos animais seus cooperadores nos trabalhos que podem desempenhar, o homem apressa a evolução deles, permitindo que o instinto se transmute em inteligência. Por conseguinte, se o homem soubesse utilizar-se dos animais dentro do princípio da fraternidade, seria o diretor espiritual do reino animal.
        Para os animais úteis, inclusive as aves, o homem deveria criar condições de vida tais que lhe facilitassem evoluir a seu lado; forneceriam ao homem o seu trabalho normal e os produtos que lhes são próprios, sem que o homem tivesse necessidade de sacrificá-los para a sua alimentação. Quanto aos animais perigosos e daninhos, o homem os destruiria uma vez que ameaçassem sua segurança; e a própria natureza se incube de extingui-los à medida que a civilização lhes modifica o habitat.

            Fonte: Livro O Espiritismo aplicado - Eliseu Rigonatti - 1a. Edição- Editora Pensamento - São Paulo, SP.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário