Powered By Blogger

domingo, 13 de janeiro de 2013

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - CAPÍTULO IV. - SISTEMAS. - QUESTÃO N º. 40. ALLAN KARDEC.


                                                       CAPÍTULO IV.

                                                          SISTEMAS.

            40. Sistema de alucinação. Uma outra opinião menso ofensiva, na qual há uma pequena coloração científica, consiste em colocar os fenômenos à conta de ilusão dos sentidos;assim, o observado estaria de muito boa fé; somente, creria ver o que não vê. Quando vê uma mesa se elevar e se manter no espaço sem ponto de apoio, a mesa não teria se mexido do lugar; ele a vê no ar por uma espécie de miragem ou de efeito de refração, como o que faz ver um astro, ou um objeto na água, fora da sua posição real. Isto seria possível, a rigor; mas aqueles que tiveram testemunho desses fenômeno, puderam constatar o isolamento passando sob a mesa suspensa, o que parece difícil se ela não estiver desprendida do solo. Por outro lado, ocorreu muitas vezes que a mesa se quebrou em caindo; dir-se-á também que nisso não há senão um efeito de ótica?
            Uma causa fisiológica bem conhecida, sem dúvida, faz crer-se ver girar uma coisa que não se move, ou crer-se girar a si mesmo quando está imóvel; mas quando várias pessoas, ao redor de uma mesa, são arrastadas por um movimento tão rápido que tem dificuldade em segui-la, e algumas por vezes lançadas por terra, dir-se-á que todas estão tomadas de vertigem, como o bêbado que crê ver passar sua casa diante de si?

                        Fonte: O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 18 º edição - Abril de 1991, Editora Instituto de difusão Espírita de Araras, SP.                     

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário