Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

- ESTUDANDO O "LIVRO DOS ESPÍRITOS. - COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC.

                           O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

                                      - “Não indagues o passado. Construa o futuro”.

                                                      BATUÍRA.

            No Livro Terceiro de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, no capítulo VIII quando Kardec aborda a “ Influência do Espiritismo sobre o Progresso”, obtém do espírito de Verdade respostas muito interessantes: Questiona o codificador:
            - “O Espiritismo se tornará uma crença popular ou ficará circunscrito a algumas pessoas?”
            - Certamente, ele se tornará uma crença popular, e marcará uma nova história da Humanidade, porque está na Natureza e é chegado o tempo em que ele deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. Entretanto, ele terá grandes lutas a sustentar,  mais ainda contra os interesse que contra a convicção, porque não é preciso dissimular que há gente interessada em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por causas inteiramente materiais. Mas os contraditores, achando-se mais e mais isolados, serão forçados a pensar como  todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos”.
             Sobre essa consideração, comenta Kardec: - As idéias não se transformam senão com o tempo, e jamais subitamente. Elas se enfraquece de geração a geração e a acabam por desaquecer, pouco a pouco, com aqueles que professam as idéias religiosas dos tempos pagãos. Entretanto, vários séculos depois do advento do Cristianismo, elas deixaram traços que só a completa renovação das raças pode apagar.
             Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que só o tempo dissipará. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo que lhe abre os caminhos e sobre o qual ele se apóia. O cristianismo tinha de destruir; o Espiritismo só tem que edificar. Em especial em uma dentre as questões seguintes, um ponto esclarecedor: - “Não é para temer que o Espiritismo não possa triunfar da negligência dos homens e de seu apego às coisas materiais?”  - “Seria conhecer bem pouco os homens se se pensasse que uma causa qualquer pode os transformar como por encantamento. As idéias se modificam pouco a pouco seg8undos os indivíduos, e é preciso gerações para apagar completamente os traços dos velhos hábitos. A transformação não pode pois, se operar senão com o tempo, gradualmente, a pouco e pouco. A cada geração, uma parte do véu se dissipa; o Espiritismo veio rasgálo completamente. Mas, mesmo que não tivesse o efeito de corrigir um homem, de um só dos seus defeitos, e seria um passo que lhe teria feito dar, e por isso mesmo um grande bem, porque esse primeiro passo lhe tornaria outros mais fáceis.

                     Fonte: O Livro Dos Espíritos - 54o. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.


                                                    RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário