Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2011

- MENSAGENS SOBRE A CRIANÇA. - No. 8. - INGENUIDADE INFANTIL.

                                  INGENUIDADE INFANTIL.

             Mas, para os pais, o fator mais importante no aspecto da infância são a flexibilidade, a ingenuidade e dependência que os filhos trazem em relação a eles, criando um acesso fundamental por parte dos genitores ao coração desse espírito colocado em suas mãos pela Sabedoria e Providência Divinas.
             Allan Kardec (3) analista a ingenuidade infantil: “... a criancinha, não havendo podido manifestar numa tendência perversa, nos apresenta a imagem da inocência e da candura”.
             Verificamos então as finalidades da ingenuidade: cativar a indulgência dos pais, despertando o instinto de proteção e ternura, conquistando-lhes o amparo, pois a fragilidade dos filhos requer atenções e cuidados.
              A criança é para os pais uma verdadeira caixa de surpresas, onde, por trás da aparente fragilidade, se escondem desejos, gostos, emoções, defeitos, virtudes, vícios, amplos conhecimentos, sentimento desequilibrado, experiências e hábitos diversos. Isto, porém, permanece guardado, mantendo inacessíveis as lembranças, surgindo ao longo dos dias, em forma de tendências e qualidades.
              Desvendamos, assim, a principal finalidade da infância para o espírito: a EDUCAÇÃO.
              Os filhos nesta fase estão mais dóceis e maleáveis às impressões que recebem dos pais; estão aptos a receberem ensinamentos verbais e práticos e estão mais próximos dos exemplos recebidos no lar, onde atuam como uma “chapa fotográfica” muito sensível, captando tudo o que acontece no ambiente doméstico.
              A resposta da Espiritualidade a Kardec (4) resume a utilidade da infância: “O espírito, encarnando-se para aperfeiçoar-se, é mais acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o se adiantamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados de sua educação”.

               Bibliografia:
               (1) Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - Questão 379 - Editora EME.
               (2) Emmanuel - Religião dos Espíritos - Cap. “Esquecimento e Reencarnação” - Edição FEB.
               (3) Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VIII - item 3 - Editora FEB.
               (4) Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - Questão 383 - Editora FEB.

                Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.



                                                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário