Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2011

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - QUESTÃO No. 180.


             No “Livro dos Médiuns“, Allan Kardec, no Capítulo XV na questão 180, da 18º. edição, abril de 1991, páginas de 196 a 202, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.

              Nos diz o seguinte:

             - Os médiuns intuitivos são aqueles que recebem a transmissão do pensamento do Espírito desencarnado, através da sua alma ou Espírito encarnado. O Espírito estranho age sobre a alma do médium, com a qual se identifica. A alma sobre esse impulso, dirige a mão e a mão dirige o lápis. Neste caso, o Espírito estranho não substitui a alma ou o Espírito do encarnado, pois não pode deslocá-la: domina-a sem que saiba, e lhe imprime sua vontade. Nesta circunstância, o papel da alma não é absolutamente passivo, pois é ela que recebe o pensamento do Espírito e que o transmite. Nesta situação, o médium tem a consciência daquilo que escreve, embora não seja seu próprio pensamento; é o que se chamam de médium intuitivo.
             Se assim é, dir-se-á, nada prova que seja de preferência o Espírito estranho, que escreve ao invés do médium. A distinção, com efeito, algumas vezes, é bastante difícil de se fazer, mas pode ocorrer que isso pouco importe. Todavia, pode-se reconhecer o pensamento sugerido no fato de que não foi jamais preconcebido; ele nasce a medida que escreve e freqüentemente, é contrário à idéia prévia que se tinha formado; pode mesmo estar fora dos conhecimentos e das capacidades do médium.
             O papel de um médium mecânico é o de uma máquina; o do médium intuitivo atua como faria um intérprete. Este, com efeito, para transmitir o pensamento, deve compreendê-lo, dele apropriar-se, de alguma sorte, para traduzi-lo fielmente e, portanto, esse pensamento não é o seu: não faz mais que atravessar seu cérebro. Tal é exatamente o papel do médium intuitivo.

              Fonte: O “Livro dos Médiuns“, Allan Kardec. -  18º. edição - Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.- Abril 1991. 


                                                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário