Powered By Blogger

domingo, 5 de junho de 2011

ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. N. 12.


00.00.00. 12º. AULA. CONTINUAÇÃO

- ENCARNAÇÃO E REENCARNAÇÃO. POR QUE ESQUECER O PASSADO

          O que estudamos sobre a lembrança dos sonhos, aplica-se também às recordações de nossas existências anteriores. Quando reencarnamos, nosso cérebro carnal, reduzindo nossas impressões espirituais a zero, não permite que nós nos recordemos das reencarnações pregressas; guardas adormecidas nos refolhos de nossa memória espiritual que no-las restituirá mais tarde, ao desencarnarmos.
          Todavia, além das causa próprias da matéria, há poderosas razões de ordem moral que impossibilitam a recordação do passado; vejamos as principais:
           O remorso de crimes antigos.
           Assim como há pessoas que erram dolorosamente hoje, é provável que tenhamos cometido desatinos em nossas vidas passadas. E se nós nos lembrássemos, o arrependimento e o remorso voltariam a torturar-nos, não deixando nossa consciência livre para que nos apliquemos à correção dos erros e à reparação dos males que fizemos no pretérito longínquo.
           A presença de antigos desafetos.
           Há duas forças irresistíveis que atraem os espíritos; o amor, força positiva; e o ódio, força negativa.
           O amor é a força positiva, porque o amor constrói.
           O ódio é força negativa, porque o ódio destrói.
           O amor atrai os que se amam, e o ódio os que se odeiam.
           O ódio precisa ser transformado em amor e doce fraternidade deve unir-se a todos. Para que isso aconteça, os desafetos do passado são colocados juntos na reencarnação do presente, comumente na mesma família, unidos pelos laços consangüíneos, para reabilitarem-se a aprenderem a amar-se uns aos outros. Por conseguinte, se não fosse o esquecimento transitório que esparge a paz nos corações, os alares terrenos em sua grande maioria seriam ninhos abomináveis de ódios inextinguíveis.
            Situação presente inferior à passada.
           Em cada uma de nossas reencarnações, somos colocados em situações diferentes. E se a atual posição em que estamos for inferior à da reencarnação passada, a lembrança da grandeza do passado, agora inatingível, ser-nos-ia um tormento constante.
           Do mesmo modo, se hoje estivermos reencarnado num corpo torturado por moléstias incuráveis, ou deformado, ou defeituoso, ao recordarmo-nos de que já tivemos um corpo perfeito, nossa dor seria bem maior.
            Situação presente superior à do passado.
            Caso a nossa situação atual for superior à antiga, a lembrança do passado humilde em confronto com a grandeza do presente daria ensejo que o orgulho se apossasse de nós, comprometendo nossas realizações.
            Saudade de entes queridos.
            Nem sempre em nossas reencarnações estamos reunidos a nossos entes queridos do passado. Pode dar-se que reencarnemos em ambiente totalmente estranho, onde iremos conquistar novos amigos, novas afeições, entregando-nos à tarefa de redenção. Então a recordação de nossos entes queridos, dos quais estamos afastados provisoriamente, faria chorar os nossos corações.
           Reincidência em vícios antigos.
           Outro grande inconveniente que a recordação do passado nos acarretaria, é o perigo de reincidirmos nos vícios antigos, continuando o nosso embrutecimento. Se no passado os vícios nos arruinaram agora o esquecimento transitório possibilita nossa reabilitação, a lembrança das reencarnações mal aproveitadas dificultaria sobre maneira nossos esforços e os anularia em muitos casos.
           Rotina.
           Somos ainda rotineiros. Se nós nos lembrássemos de nossas reencarnações precedentes, seríamos levados a viver do mesmo modo hoje, como já o vivemos anteriormente. Nossa tendência seria continuar a viver do mesmo modo, sem procurarmos novos campos de ação. Estacionaríamos. Não progrediríamos a não ser mediante esforços sobre-humanos, dos quais a maioria das criaturas fugiria.
           Pela ligeira análise que acima fizemos, ficamos compreendendo porque é necessário o esquecimento das nossas reencarnações anteriores. Porque as lembranças penosas e as angústias antigas viriam juntar-se às dificuldades de hoje e, longe de abrandá-las, agravá-las-iam. Eis explicado, embora sucintamente, porque as lembranças do que fomos anteriormente não podem ser despertadas; caso o fossem, ansiedades inúteis amargurariam os dias que agora vivemos.
           Na realidade, contudo, nós não nos esquecemos do nosso passado; ele jaz latente em nosso íntimo e volta à nossa lembrança em forma de pendores, inclinações, gostos, simpatias e aversões. Todos nós temos tendências e faculdades que quase equivalem a uma lembrança efetiva de nossas vidas pregressas. Bastaria que nós nos puséssemos analisar nossa vida presente, traçando um quadro de nossas inclinações, de nosso íntimo modo de pensar, para termos uma idéia bastante aproximada do que fomos no pretérito, porque hoje somos o produto dele.
           E assim o homem inteligente evita queixar-se; sabe que através de suas queixas e lamentações, uma pessoa analisadora e observadora facilmente lhe descobrirá o passado, pelo menos em linhas gerais. (3)

QUANTO TEMPO PASSAMOS NAS COLÔNIAS ESPIRITUAIS?

           Entre uma reencarnação e outra, medeia um intervalo que não é igual para todos os espíritos; alguns demoram-se pouco tempo nas colônias espirituais; outros, mais. Sucede o mesmo que aqui na terra uns tens uma encarnação de duração longa; outros, mediana; e outros, curta.
          O ditado, a vida começa aos quarenta anos, tem a sua lógica. O homem e a mulher reencarnados começam a viver plenamente a partir dessa idade. Até lá são os trabalhos para aquisição de experiência. E atingindo a casa dos quarenta anos, pela experiência já adquirida, o homem e a mulher têm por obrigação viver uma vida em concordância com os preceitos do moral e das leis divinas.
          Como não estamos aqui na terra para sempre e como não sabemos qual será a duração de nossa vida, é bom estarmos sempre com nossos negócios em ordem. Porém o fato de nossa partida poder dar-se de um momento para outro, inesperadamente por vezes, não significa que devemos cruzar os braços e esperar. O que devemos fazer é lutar, trabalhar, estudar, amar a vida até o último instante; empregar utilmente todos os nossos momentos; não desprezar nada que possa enobrecer nosso caráter; aplicarmo-nos o mais possível ao bem de nossos semelhantes e as realizações dignas; desfazer ódios e inimizades; aproveitar-mos todas as oportunidades para corrigir tudo quanto notarmos que fizemos errado nos anos anteriores; e, sobretudo começar a despegarmo-nos das coisas terrenas, uma vez que não poderemos levá-las conosco. É preciso que saibamos que nossa tranqüilidade no além dependerá exclusivamente de como estamos empregando nossos atuais anos de vida na terra.
           Quanto ao tempo que um espírito passa no espaço, isto é, em sua colônia espiritual podemos agrupar as reencarnações em quatro tipos, que são: reencarnações rápidas, reencarnações demoradas, reencarnações difíceis e reencarnações compulsórias.

          Reencarnações rápidas.
          Reencarnações rápidas são aquelas que se seguem logo após a reencarnação anterior, ficando o espírito pouco tempo na colônia espiritual. Trabalham por reencarnar rapidamente os espíritos que deixaram muitas coisas por fazer na terra e compreendem que só quando as tiverem feito poderão adiantar-se e obter a tranqüilidade de consciência. Outros procuram também reencarnar depressa para acompanharem o progresso do grupo a que pertencem e cujos componentes, por vezes, estão todos reencarnados.

           Reencarnações demoradas
           Quando entre uma e outra reencarnação medeia um longo intervalo, dizemos que a reencarnação é demorada. Poderemos permanecer por muitos anos em nossa colônia espiritual, por três motivos principais:
1º. _ Se tivermos cumprido todos os deveres que a última reencarnação nos impôs e nada, ou quase nada, deixamos por fazer, não há necessidade de uma reencarnação rápida.
2º. _ Outras vezes demoramo-nos reencarnar, esperando os membros do nosso grupo desencarnarem para que, todos reunidos na colônia espiritual, tracemos em conjunto nossos planos de realizações futuras.
3º. _ E por fim, podemos permanecer por muito tempo desencarnados para que, com mais facilidades, dediquemo-nos a estudos prolongados na colônia espiritual que habitamos.

             Reencarnação difícil:
             Nem sempre conseguimos reencarnar com facilidade. Isto acontece quando não soubemos dar o devido valor à reencarnação precedente, malbaratando-a ou concorrendo para a destruição da reencarnação dos outros. Esses são os casos mais comuns que podem dificultar nossa reencarnação. Temos então de trabalhar arduamente por um longo período, até mesmo por séculos, para conseguir uma oportunidade de reencarne. E assim aprenderemos a valorizar o corpo humano, nosso instrumento de trabalho na terra.

              Reencarnações compulsórias
             Há espíritos que não querem reencarnar-se; grandes devedores querem fugir da reencarnação, esquivarem-se dela. Outros não cogitam absolutamente de se reencarnarem, ou por ignorância ou por comodismo. E como não podem ficar indefinidamente estacionários, são compelidos a reencarnarem-se; do contrário não progrediriam. (3)

               O LIVRE - ARBÍTRIO NA REENCARNAÇÃO
               À medida que o espírito se esclarece despedes se da ignorância e aprende a pensar por si mesmo, vai usando cada vez mais o seu livre-arbítrio.
              Os espíritos adiantados usam plenamente do seu livre-arbítrio, porque sabem respeitar as leis divinas.
              Os espíritos atrasados têm o seu livre-arbítrio controlado até certo ponto por seus superiores espirituais.
             Os espíritos que se reencarnam compulsoriamente não usam de seu livre-arbítrio; suas reencarnações são preparadas por seus superiores de acordo com suas necessidades.
              No estado de desencarnados usamos nosso livre-arbítrio no preparo dos planos de nossa futura reencarnação. Para isso, naturalmente, não deixamos de receber a supervisão e a cooperação de espíritos mais adiantados do que nós, os quais nos auxiliam com sua experiências. Damos então um balanço em nossas reencarnações passadas; vemos o que foi e o que não foi realizado; inteiramo-nos das obrigações que ainda nos faltam cumprir; cientificamo-nos dos erros que precisamos corrigir; percebemos as nossas faculdades morais e intelectuais que ainda estão por desenvolver. De posse destes elementos, estamos aptos a traçar o plano de nossa próxima vida na Terra.
               Vem-nos agora à mente uma interrogação: sabemos então, de antemão, o que nos aguarda na Terra, isto é, conhecemos nosso futuro?
                Sim, é natural que, ao planejarmos nossa reencarnação, saibamos como ela se desenvolverá em linhas gerais, não se precisando as minúcias apenas. E quando entramos na posse de nosso corpo terreno, esquecemo-nos do que combinamos em nossa colônia espiritual e o plano começa a se desenvolver.

                O desconhecimento do futuro, quando reencarnados, nos traz duas grandes vantagens;
1ºa. _ Caso soubéssemos que o futuro nos seria adverso, não teríamos coragem para nada e gastaríamos o tempo em lamentações.
2ºa. _ E no caso de nos ser ele próspero, cruzaríamos os braços e esperaríamos que ele chegasse.
               E a onde estaria o progresso do nosso espírito, como cumpriríamos nossos deveres de aprendizado, de elevação e de reparação? Tal como a lembrança do passado, o conhecimento do futuro seria carga pesada demais para nós.
               Uma vez reencarnados, a execução do plano depende de nossas vontade; sempre que agirmos mal é sinal evidente de que nos estamos desviando do plano traçado na espiritualidade, porque jamais se formulam planos cujo escopo seja o mal.
               Há três causas que podem induzir-nos ao mal: a fraqueza, a ignorância, o endurecimento.
               A fraqueza é a falta de força moral para cumprirmos nossos deveres de amor para com os nossos semelhantes. Freqüentemente perdemos excelentes oportunidades de praticar o bem por comodismo, ou por não querermos esforçar-nos um pouco.
              A ignorância das coisas espirituais nos leva com facilidade ao erro.
             Quando erramos por endurecimento, éramos com conhecimento de causa. Sabemos como agir bem; sabemos que não devemos praticar determinadas ações; porém o orgulho nos endurece o coração e contrariamos as leis divinas.
            O remédio contra a fraqueza é fortificarmo-nos moralmente pela prece e vigiar para que não nos escapem as ocasiões de sermos úteis.
            Contra a ignorância espiritual, o remédio é a instrução religiosa e pautarmos nossa vida pelos preceitos morais evangélicos.
            E contra o endurecimento, o remédio é tratarmos de desenvolver a humildade em nossos corações.  
            Uma vez desenvolvida a humildade, acaba-se o endurecimento pela extinção do orgulho que lhe deu origem.
            Por vezes reencarnamo-nos para terminar trabalhos iniciados em reencarnações anteriores.              
            Certamente não vamos encontrar o ambiente terreno, nem as coisas tais quais as deixamos ao voltar para o mundo espiritual no passado. Tudo se modifica continuamente. Todavia, ao traçar planos de nossa reencarnação, aproveitamos os elementos e conhecimentos de que dispomos frutos de experiências já adquirida, e os aplicamos às obras a que nos vínhamos dedicando, visando aperfeiçoá-las.
            É muito útil, por conseguinte, que envidemos todos os nossos esforços no sentido de criarmos desde já facilidades para nossas reencarnações futuras: um bem que fizemos uma árvore que plantarmos uma casa que construirmos os filhos que educarmos o cumprimento rigoroso de nossos deveres, as amizades que cultivamos as possibilidades de trabalho digno que criamos para os outros, os amigos que conquistarmos as boas leituras, os estudos, os bons sentimentos que desenvolvermos a harmonia familiar, o amor e a felicidade conjugais, o cuidado de não criarmos inimigos, tudo são fontes de facilidades para as reencarnações futuras, ajudando muito na preparação delas e possibilitando levar avante as obras pelas quais nos interessamos. (3)

             O ESPÍRITO DURANTE A GESTAÇÃO
             Logo que o óvulo é fecundado no organismo materno, inicia-se a reencarnação do espírito. E o futuro corpo humano vai formando-se átomo por átomo, molécula por molécula; e o espírito vai ligando-se a ele também átomo por átomo e molécula por molécula, até o dia em que se completa a reencarnação com o nascimento.
             Ao receber-se a permissão para reencarnar-se, o espírito começa seus preparativos; primeiramente se desliga de seus compromissos na colônia espiritual onde habita; depois estuda o plano de sua futura vida terrena, procurando fixar na memória espiritual os principais problemas que o defrontarão na terra e as soluções mais acertadas; em seguida, acompanhado de amigos e dos encarregados de proceder o reencarne, desce ao seio da família que o abrigará. E tão logo se der a concepção e a sua conseqüente ligação ao corpo que começa a formar-se, o espírito vai perdendo a memória espiritual e os movimentos livres, ficando como que entorpecido, para despertar depois, já reencarnado. Se durante a gestação nós pudéssemos ver o espírito, vê-lo-íamos já em forma de uma criancinha amorosamente enlaçada ao colo materno. (3)

              RECEPÇÃO DO ESPÍRITO QUE SE REENCARNA
              Enquanto ao lado invisível a nossos olhos, os encarregados da reencarnação trabalham para que ela se efetue normalmente, ajudando o reencarnante até o último momento, cuidados especiais também se tornam de nosso lado.
              Em duas partes se dividem as providências a ser tomadas para a recepção do espírito que se reencarna: uma delas é a parte material visando prover o recém-nascido do que ele necessitará como encarnado; a outra é a parte moral que visa a preparação espiritual do ambiente.
              A preparação espiritual do ambiente do lar deve começar desde o primeiro instante da concepção.  
               Devemos compreender que se está processando um ato dos mais respeitáveis, o qual acarreta conseqüências de profunda repercussão: de um lado temos um espírito imergindo na carne, com seu organismo espiritual completamente transformado para atender aos imperativos da reencarnação; do outro lado temos o organismo materno passando alterações dolorosas. Daí a necessidade de se criar ao redor da gestante uma atmosfera de carinho, de tranqüilidade, de júbilo, de confiança e de respeito; todos devem concorrer para facilitar-lhe ao máximo a tarefa divina. Lembremo-nos de que a futura mãe está trazendo em seu seio não só o corpo que está se formando como também um espírito que se reencarna; e de que ela está rodeada constantemente de amigos espirituais, invisíveis para nós, auxiliando-a e desejosos de nossa cooperação. Os mais puros e nobres pensamentos devem envolvê-la. (3)

                O CRIME DO ABORTO
               Um mal que muito se tem generalizado, principalmente nas cidades grandes, é o aborto provocando. As mais tolas razões são invocadas para desculpar esse ato que frustra a reencarnação de um espírito e põe em risco a vida da mãe e sempre lhe arruína a saúde.
                O aborto provocado é um crime; as leis humanas se movimentam para punir os culpados; entretanto, como é praticado dentro do maior segredo, ficam impunes na terra. Todavia os responsáveis pelo aborto provocado não escapam das penalidades que as leis universais, regedoras de seus destinos, lhes impõem; decepções e sofrimentos os aguardam no limiar do mundo espiritual para onde irão quando desencarnarem, com profundas repercussões em suas reencarnações futuras.
                Vimos que o espírito começa a se ligar ao corpo em formação no seio materno, desde o instante de fecundação do óvulo, isto é, da concepção. Embora ainda não esteja formado na ocasião do aborto provocado, o feto tem vida própria, porque a ele esta ligado um espírito. E esse espírito, durante longos anos, preparou-se para reencarnar; traçou planos para de sua vida na terra, suportou em seu organismo espiritual operações trabalhosas, próprias para facilitar-lhe a reencarnação; e pelo aborto provocado todo esse ingente esforço fica perdido.
                Uma vez ligado à matéria, o espírito em processo de reencarnação começa a ficar com sua memória espiritual obliterada pela densidade do corpo físico que se forma. E assim ao ser provocado o aborto, o espírito recebe um choque horrível, equivalente ao choque de um desencarne violento e doloroso; e em condições lamentáveis de sofrimento e de perturbação, retira-se do seio que o obrigava.
                Agora, se o espírito que se reencarna e teve sua reencarnação frustrada pelo aborto provocado, for um espírito compreensivo e de sentimentos nobres e elevados, quando consegue recompor-se do desastre que sofreu, perdoa e aguarda outra oportunidade. Porém se for um espírito de pouca compreensão e não possuir ainda a elevação e nobreza de sentimentos, ao dar-se conta do mal que lhe causaram, transformaram-se imediatamente num inimigo rancoroso á espera do momento oportuno para vingar-se.
               Pelas razões expostas concluímos que sejam quais forem as circunstâncias em que se deu a concepção; seja qual for a situação dos responsáveis por ela, tanto o homem como a mulher, é sempre preferível para a tranqüilidade futura, permitirem que ela se processe normalmente, do que comprometerem o futuro praticando o crime do aborto, o qual diante das leis divinas equivale a um assassínio. (3)

                O ESPÍRITO NA INFÂNCIA
                Uma vez que a lembrança do passado oblitera-se pela densidade do corpo terrestre, o espírito se apresenta na fase infantil revestido da pureza e da inocência; esqueceu o que praticou no passado e também os hábitos adquiridos; está, portanto em condições de ser novamente moldado, isto é, reeducado por seus pais.
                Todavia, do passado remoto, o espírito traz vagas lembranças que se traduzem na presente reencarnação pelas tendências ou vocação, que desde cedo a criança começa a demonstrar.
                 Há crianças que manifestam tendências para o bem e para as coisas elevadas; outras, para o mal e para a prática de baixezas; outras, enfim, apresentam uma mistura de boas e de más inclinações.
                Os pais devem ser educadores vigilantes; desde que a criança nasce, precisam dedicar-se a descobrir-lhe, a estudar-lhe as tendências, para combater as más e estimular o desenvolvimento das boas; como isto farão com que seus filhos aproveitem totalmente a nova reencarnação que lhes foi concedida.
                A tarefa pode ser fácil e pode ser difícil; é fácil quando a criança tende para o bem e para as coisas elevadas; nesse caso basta que os pais se limitem a não criar empecilhos ao desenvolvimento normal das boas tendências, estimulando-as o mais que puderem.
               Quando a criança apresentar boas e más propensões, a tarefa dos pais se torna mais difícil.            
                Cumpre-lhes traçar um quadro dividido em duas partes: numa anotarão os bons e na outra os maus pendores que irão descobrindo e observado em seus filhos; e o esforço dos pais será o de fazer com que os bons se desenvolvam para destruírem os maus.
                 Por fim a missão dos pais se torna sumamente tensa, complexa e difícil quando a criança revela somente más disposições. Nesse caso, muito carinho, muito cuidado, muita atenção, muito amor, grande devotamento e abnegação, os pais deverão aos filhos que apresentarem rebeldia ao bem. Do mesmo modo, organizarão um quadro no qual marcarão o que forem observando; e à medida que se manifestem as más inclinações, serão combatidas imediatamente.
            Jamais os pais esquecerão que o exemplo é o melhor dos mestres. Por isso os pais viverão uma vida digna, honrada, sóbria, pura, que sirva de modelo a seus filhos. É importante também que os pais vigiem cuidadosamente a amizade de seus filhos, para que não se contaminem desde cedo com os exemplos dos vícios e dos maus comportamentos.
            É, por conseguinte, o período infantil a ocasião propícia para a construção das bases da vida. O adulto vive geralmente segundo a orientação que recebeu na infância. (3)

            PRINCÍPIOS EDUCATIVOS
            O primeiro cuidado que os pais terão ao receber seus filhos, é lembrar-se de que seus filhos, antes de ser seus filhos, já o eram de Deus. Os pais serão depositários dos espíritos que lhes foram confiados e por esse depósito responderão mais tarde, no mundo espiritual para onde serão chamados.
            É mister que os pais preparem seus filhos para o trabalho e para a luta que os aguardam no decurso da existência.
            O trabalho e a luta não se apresentam de chofre ao espírito reencarnado; a princípio é a calma e a tranqüilidade do lar paterno e a despreocupação da infância; aos poucos, à medida que o corpo se desenvolve, começam os trabalhos e as preocupações da adolescência; depois os da mocidade, em seguida os da madureza, para culminar com os da velhice.
            A força que habilita o espírito reencarnado a sofrer os golpes e os trabalhos rudes da vida, deve ser haurida na infância.
            É dever dos pais lembrar também de que seus filhos não são melhores nem piores do que os filhos dos outros; como os filhos de todos os outros pais, são espíritos em tarefas de regeneração, de elevação e de aprendizado, não gozando, por conseguinte, de nenhum privilégio. Devem, pois, os pais tratar os filhos alheios em pé de igualdade com os seus, exemplificando assim perante eles o sublime sentimento da fraternidade.
            Na escola do lar os pais ensinarão a seus filhos, e farão com que eles compreendam que toda a dor é digna de respeito pelos princípios enobrecedores que confere ao espírito; e também que todo o trabalho edificante é divino, porque só pelo trabalho honesto é que o espírito se regenera, aprende a elevar-se. Ensinarão a seus filhos a não desperdiçar coisa alguma, porque todo o desperdício é uma falta grave, por destruir coisas essências à vida. outro ponto importante a ensinar-lhes é o respeito pelo infortúnio alheio. Os infortunados estão passando por provas dolorosas, frutos do passado delituoso, ou de erros do presente; são, contudo, merecedores de respeito e carinho para que mais facilmente resgatem os débitos penosos. E sabem os pais, porventura, as experiências pelas quais seus filhos terão de passar? Quantos infortunados de hoje não foram afortunados nas casas de seus pais!
            Os pais trabalharão por erguer o sentimento de seus filhos para Deus. Assim lhes ensinarão que há uma Previdência Divina regendo todas as coisas e ante cuja vontade deverão curvar-se com humildade.
            No lar, sob a orientação de seus pais, os filhos apreenderão a ser humildes e perseverantes; a não se iludir com os triunfos transitórios do mundo, entregando-se ao orgulho que corrói o espírito, aniquilando as boas qualidades do coração; e a cultivar a perseverança no trabalho e no estudo e em todos os esforços para o bem.
           Compreendemos agora quão útil e preciso é o período infantil! A fraqueza da infância torna as crianças flexíveis aos conselhos daqueles que têm a seu cargo a educação delas. Passando esse período, entra a criança na adolescência, na qual já deve entrar preparada para o desabrochar de um bom caráter. (3)

            O ESPÍRITO NA ADOLESCÊNCIA
            A adolescência é o período em que o espírito reencarnado começa a dar os primeiros passos sozinho; ainda está sob a vigilância e a guarda de seus pais, mas já goza de um pouco de liberdade para dirigir-se.
            A fase da adolescência é mais delicada que a infantil. Na infância, os pais exerciam completo domínio sobre os seus filhos; na adolescência notam que este domínio se vai restringindo; defrontam-se então com vontades que, por vezes, são diversas das suas, demonstrando os filhos outro modo de pensar, de viver, se sentir a vida.
            Os pais devem saber se adaptar a esse novo estado de coisas; na infância foram educadores; na adolescência devem ser conselheiros, amigos, irmãos de seus filhos. Devem os filhos perceber nos pais não mais a autoridade paterna, mas a amizade carinhosa e a experiência dos mais velhos a guiá-los na vida que principiam a viver.
            É na adolescência que se acentuam as tendências do espírito reencarnado; essas tendências, corrigidas pela educação recebida na infância, formam-lhe o caráter.
            Na adolescência completa-se a educação; porém se o espírito não foi acostumado aos bons hábitos desde a infância e se os pais não aproveitaram o período infantil para incutir em seu filhos os princípios educativos, pouca coisa será conseguida na adolescência. Dai a importância da boa educação ministrada na infância, quando os maus pendores eram plantinhas tenras que podiam ser extirpadas com facilidade; na adolescência elas já têm raízes fortes e resistem ao trabalho educativo. Contudo, cumpre não desanimar; é continuar a luta para que o reencarnado possa entrar na idade madura o mais retificado possível. (3)

             O ESPÍRITO NA IDADE MADURA
             Depois de passar pela adolescência, entra o reencarnado na idade madura que se prolongará até a velhice.
            Na madureza, o espírito reencarnado se revela tal qual é, com as modificações que lhe foram impostas pela educação, pela instrução, pelo meio em que se reencarnou e pelo aprendizado recebido na infância e na adolescência; goza então de inteira liberdade e é plenamente responsável por seus atos.
           É na idade madura que executamos os planos traçados quando estávamos em nossa colônia espiritual.
           Para não falharmos é preciso que nós nos revistamos de humildade, do desejo sincero de pautar nossos atos pela mais alta moral e resistir a todas as tentações do mal, dos vícios e do egoísmo. É preciso que reflitamos bem antes de praticar nossas ações, para que depois não nos entreguemos ao arrependimento e ao remorso de termos prejudicados ou feito sofrer os outros.
          Perguntamos agora: como desenvolveremos os planos previamente concebidos, se a reencarnação nos impôs o esquecimento?
          Realmente, a reencarnação nos impôs o esquecimento não só das reencarnações anteriores, como também do que se passou conosco em nossa colônia espiritual. Contudo, em nossa atual reencarnação fomos colocados na posição exata para darmos cumprimento com êxito de nossas obrigações. E durante nossa vida de reencarnados somos guiados invisível a intuitivamente à realização daquilo que nos propusemos; e à medida que se tornam necessários, são-nos concedidos os recursos para o bom desempenho de nossos trabalhos aqui na terra.
         Sabemos perfeitamente, e é lógico assim pensar, que ninguém se reencarna para praticar o mal; aqueles que se entregam ao mal, ou que não pautam suas vidas pela moralidade, ou que não espalham contentamento e alegria ao seu redor, ou que se encerram no egoísmo feroz, esses são espíritos infelizes que desprezaram a oportunidade de se regenerar e de se elevar.
         Assim podemos afirmar que o nosso programa a desenvolver como espíritos reencarnados que somos, é mais ou menos o seguinte: aprender tudo o que pudermos de bom e de útil; guiar para o bem aqueles que nos forem confiados; fazermos o maior número possível de benefícios; jamais praticarmos o mal; não cultivarmos vícios e sim virtudes; sermos resignados e pacientes na adversidade, humildes na prosperidade; perdoarmos sempre; servir continuamente a nossos semelhantes; enfim, procurarmos atingir a perfeição moral.
          Em linhas gerais esboçamos aquilo que devemos realizar na terra. E quando chegarmos à idade madura em que temos ampla liberdade para gerir nossas vida, se seguirmos o esboço acima não nos afastaremos do que tínhamos resolvido antes de reencarnar.

          O ESPÍRITO NA VELHICE
          O espírito não envelhece, torna-se experiente. A velhice do espírito é a experiência que ele vem acumulando durante os milênios.
         Todavia, quando estamos reencarnados nosso corpo envelhece, isto é, apresenta os sinais do desgaste próprio das coisas materiais.
         A velhice é a fase gloriosa da nossa vida. Ao relembrar-mos o passado distante, vemos que vão longe os trabalhos e as canseiras e próximo vem o dia da alforria, o dia em voltaremos para nosso colônia espiritual, de onde há tanto tempo partimos. Um misto de esperança e receios nos assalta: de esperança pela certeza que temos de nossa imortalidade, da continuação de nossa vida em outros planos luminosos do Universo, na companhia dos entes queridos que nos precederam a partida; e de receio por sentirmos que nos vamos defrontar com algo que nos parece desconhecido.
         Os receios são infundados; quando nosso espírito se desprender definitivamente do corpo e nosso olhos materiais se fecharem para sempre, abrem-se os olhos do espírito ressurreto e braços carinhosos se estendem para recebê-los.
          A nossa felicidade na velhice não consiste em termos amealhado copiosos bens materiais; ela consiste em possuirmos a tranqüilidade de consciência, a paz interior, a satisfação de nunca termos prejudicado ninguém, de termos vivido uma vida reta, moralizada, honesta; e fossem quais fossem as tempestades e as tentações que nos assaltam a jornada, sempre soubemos conservar nossa dignidade, nossa honradez e prezar nosso caráter.
         Felizes, três vezes felizes os velhos que possuem uma consciência tranqüila, uma consciência que não os acuse de nada! Que ao recordarem a vida já vivida, verificam que cumpriram nobremente todos os seus deveres, mesmo no meio de circunstâncias penosas! Esse é o maior tesouro; o grande tesouro que levarão consigo para a pátria espiritual; é o tesouro que nem as traças corroem, e nem os ladrões roubam.
        Trabalhemos, pois, incessantemente por possuirmos uma consciência tranqüila e pura, porque é o maior bem a que devemos aspirar; porque é sinal seguro de que cumprimos satisfatoriamente as obrigações que assumimos ao mergulharmos nos fluidos densos da carne. (3)

EXERCÍCIOS:

1º. Descreva o que entendestes sobre Ordem e Escala Espírita.
2º. Compreendestes como ocorre a evolução dos Espíritos?
3º. O invólucro material é o mesmo em todos os mundos? Por quê?
4º. Os espíritos somente reencarnam na Terra? Por quê?
5º. Há necessidade de o Espírito reencarnar? Por quê?
6º. Como são criados os Espíritos?
7º. O que é o Livre-Arbítrio?
8º. Como podem ser classificados as reencarnações?
9º. O que é a lei de causa e efeito?
10º. O que é o carma?
11º. Quais as finalidades das reencarnações?
12º. Quantas vezes reencarnamos na Terra?
13º. Quais os tipos de reencarnações podem ter o homem na terra?
14º. Porque esquecemos as existências anteriores?
15º. Quando desencarnados, que período de tempo permanecemos nas colônias espirituais?
16º. Como classificamos as reencarnações?
17º. O espírito utiliza seu livre-arbítrio para reencarnar?
18º. Quais as vantagens do espírito no desconhecimento do futuro em nova reencarnação?
19º. Quais as causas que podem induzir um espírito para o mal?
20º. Quais as providências que devemos tomar para recepcionar um espírito que reencarna?
21º. Quais as conseqüências do aborto para o espírito reencarnante e para o espírito encarnado causador?
22º. Qual o programa a ser desenvolvido pelo espírito reencarnado?

BIBLIOGRAFIA:

1º. AUTORES. Diversos- Livro Curso Básico de Espiritismo 1º Ano - Cap. IX - Pás. 93 à 101- 4º Edição - 1992- Edições FEESP- Livraria e Editora Espírita
Humberto de Campos - São Paulo. SP.
2º. AUTORES: Diversos- Livro Espiritismo Para Iniciantes - Cap. IV. Pág. 39 à 42 - 3º Edição 1993 - FACE - Grupo Espírita Bezerra de Menezes - São José do Rio Preto. SP.
3º. AUTOR: Eliseu Rigonati - O Espiritismo Aplicado - Pág. 22 a 40 - 1º Edição- Editora Pensamento- São Paulo -SP.

                                                                            RHEDAM. (rhedam@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário