Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

- KARMA - CARMA.

 
                                                           Karma.

          Falaremos sobre o “Karma” e vamos procurar entender o seu significado. Para a compreensão, as opiniões e as conclusões têm de cessar. Não podemos compreender algum tema em questão quando já temos uma opinião formada, ou conhecêssemos as conclusões de outras pessoas.
           Precisamos descobrir a verdade sobre o “karma”?
           - Sim. Sem ficarmos enclausurados e opiniões e conclusões alheias.
           Como definimos a palavra “karma”?
           - É uma palavra sânscrita, que significa “fazer”, “ser”, ‘agir’, etc. Karma é a ação, e toda ação é resultado do passado. Não pode haver ação que não seja condicionada pelo fundo já existente. Através de uma série de experiências, de condicionamentos e conhecimentos, formam-se o fundo tradicional, não só na vida presente do indivíduo e do grupo, mas através de muitas reencarnações. a constante ação e a ação recíproca (reação) e o fundo, que é o “eu”. O que pratiquei na minha vida passada, ou ainda ontem, me prende, me molda, causando dor ou prazer no presente. Há carma coletivo, bem como carma individual.       
           Tanto o grupo como o indivíduo se acham presos à cadeia de causa e efeito. Haverá sofrimento ou alegria, punição ou recompensa, conforme o que pratiquei no passado”.
           Dizem que a ação é resultado do passado. Mas tal ação não é ação, porém apenas reação, não é assim? O condicionamento, o fundo reage aos estímulos; está ação é a resposta da memória, e isso não é ação, porém carma. karma é a reação resultante de certas causas e produtiva de certos efeitos. Karma é esta cadeia de causa e efeito. essencialmente, o processo do tempo é karma, não? enquanto existir passado, tem de existir presente e futuro. Hoje e amanha são os efeitos do ontem; ontem, em conjugação com hoje, faz o amanha. karma como é entendido é um processo de compensação.
            Karma é um processo de tempo, e a mente é resultado do tempo.
            Só um pouco são os felizes que podem libertar-se dos tentáculos do tempo; nós outros na grande maioria estamos aprisionados no tempo. O que fizemos no passado bom o mau, determina o que somos no presente.
            O fundo, o passado, é um estado estático? Ele não está a sofrer modificação constante? Não somos hoje os mesmos que fomos ontem; tanto fisiologicamente como psicologicamente, há uma modificação constante.
             Sabemos que a mente não é um estado fixo. Nossos pensamentos são transitórios, modificando-se incessantemente; são a reação provenientes do fundo. Nossos pensamentos são a reação do fundo. Nós somos o fundo. O pensador é produto dos seus pensamentos.
            O pensamento é a reação do fundo, da memória; a memória é o conhecimento, resultado da experiência.
             Podemos substituir uma forma de condicionamento, por outra, mas está é ainda condicionamento. A reação desse condicionamento é karma. A reação da memória é chamada ação, mas é apenas reação; está “ação” gera nova reação, formando-se assim, uma cadeia que chamamos causa e efeito. Mas a causa também não efeito? Nem causa nem efeito é estático. Hoje é o resultado de ontem, e hoje é a causa de amanha; o que foi causa se torna efeito, e o efeito a causa. As duas causa e efeito se interpenetram. O homem é livre para “ser”o que ele deseja “ser”.
            O karma é o processo do tempo, o passado se movimenta através do presente em direção ao futuro; esta corrente é a via do pensamento. este é o processo do tempo, e aquilo que é imensurável,atemporal, só pode surgir depois de desaparecer o processo do pensamento. A tranqüilidade da mente não pode ser provocada por nenhuma prática ou disciplina. Se fazemos a mente tranqüila, então, tudo o que nela se manifestar será simples “autoprojeção”, reação da memória.
             A quebra da cadeia do karma não depende do tempo, pois não podemos chegar ao atemporal através do tempo.
             Karma tem que ser compreendido como processo total e não apenas como coisa relativa ao passado.
             O Passado é tempo, como é também o presente e o futuro. O tempo é memória, palavra, idéia. Quando não existe mais a palavra, o nome, a associação, a experiência, só então a mente está tranqüila, não somente nas suas camadas superficiais, mas completamente, integramente. 25.
 
               Fonte: O Corpo Mental- Arthur E. Powell - Pensamento.

                                                                         RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário