Powered By Blogger

terça-feira, 19 de junho de 2018

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 245. - EDUCANDO NO LAR. - EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. - JOAMAR ZANELINI NZARETH.


                EDUCANDO NO LAR.

  EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS.

            Ao das reações acima, felizmente, hoje já há grande preocupação em discutir a sexualidade dos jovens em inúmeras instituições e escolas, discorrendo sobre o assunto, incluindo no currículo a Educação Sexual para os adolescentes, buscando explicar aspectos biológicos da sexualidade (reprodução humana, aparelho físico, órgãos sexuais, hormônios, fecundação, etc.), aspectos médicos (doenças sexualmente transmissíveis, ejaculação precoce, impotência, esterilidade, prevenção à gravidez, etc.) e aspectos psicológicos (prazer, desejo sexual, mente e sexo, etc.)
            Reportagens, programas de televisão, revistas tem aberto espaço, para análise e reflexão quanto a assuntotão importante, já que todos fomos, somos ou seremos jovens em meio ao turbilhão da vida moderna.
            Toda esta discussão tem servido para quebrar o tabu acerca do tema, evitando a hipocrisia como condutora das orientações à nossa juventude.
            Mas é preciso indagar: Será suficiente o papel da escola, dos institutos humanos e da mídia na preparação, desde a fase da infância, para que nossos filhos adentrem o campo do autoconhecimento afetivo-sexual em condições de desempenharem um bom papel, conseguindo vencer em meio a esta selva que mistura necessidades e fantasias, realidade e ilusão?
            É obvio que não será suficiente, pois a nossa conduta nesta área será reflexo de todo arcabouço moral, de nosso escrínio sentimental, de nossa personalidade desenvolvida desde os mais tenros dias da infância. Isto equivale a dizer que o papel dos pais é preponderante e indispensável na preparação dos seus filhos para todos os desafios da vida, da maneira pela qual poderão enfrentar os problemas, as dificuldades e os obstáculos no campo do comportamento, da afetividade e do relacionamento com o próprio mundo íntimo.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgc@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário