Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA E AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - N º. 228. - APOIO FRATERNO. O VÍCIO DE FUMAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS XV. - RAMATÍS. (HERCÍLIO MAES.)

                              APOIO FRATERNO.

O VÍCIO DE FUMAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS XV.

Pergunta — Supondose que um homem fume 20 cigarros por dia, qual será a cota de nicotina que absorverá durante esse consumo de fumo?

Ramatis — Cremos que cada cigarro deve conter perto de um grama de fumo; consequentemente, são aspirados 20 gramas de fumo durante o consumo de 20 cigarros. Baseando-nos em experiências dos próprios cientistas terrícolas, que afirmam conter cada grama de tabaco mais ou menos 2,5% de nicotina, conclui-se que 20 cigarros, ou seja, 20 gramas de fumo, hão de conter 50 miligramas de nicotina. Temos então o total de 350 a 400 miligramas de nicotina numa semana, para quem só consome 1 carteira de cigarros por dia.
Entretanto, já se fizeram em vosso mundo experiências que demonstraram que a injeção de apenas 5 a 7 miligramas de nicotina, por via subcutânea ou endovenosa, foi suficiente para matar coelhos e cobaias, enquanto que certas aves mais débeis, ao aspirarem o vapor da nicotina, sucumbiam imediatamente Daí o efeito desastroso que apenas 2,5 miligramas de nicotina, existentes em um grama de fumo contido num cigarro, é capaz de causar ao fumante neófito, produzindo-lhe distúrbios respiratórios, salivação anormal, transtornos hepáticos, tonturas, falta de visão e audição, ou mesmo intensa dor de cabeça, vômitos, fraqueza, cólicas e até disenteria. E certo que, com o tempo, a própria natureza se acostuma à carga venenosa cada vez mais intensa; mas raras são as pessoas que conhecem o tremendo esforço que o corpo humano faz para sobreviver ao impacto venenoso do fumo. Conforme já vos dissemos, mais tarde os efeitos perniciosos do cigarro transformam-se em enfermidades crônicas, que minam as defesas naturais e de proteção do organismo. Uma das mais conhecidas enfermidades crônicas é a célebre “bronquite tabagista”, ou a causada por distúrbios próprios da “asma brônquica”, com a presença do incômodo pigarro, que é produto da irritação constante causada pelo fumo às mucosas respiratórias.
O fumante inveterado vive com a faringe, a laringe, os brônquios, estômago e intestinos supercarregados de nicotina e de todos os derivados tóxicos do fumo, obrigando a sua natureza a permanente vigilância, a fim de se poder manter em relativo contato com os fenômenos da vida física exterior.
Sabe-se que a língua possui pequenas elevações conhecidas cientificamente como “papilas gustativas”; cada uma dessas papilas contém mais de 20 receptores ou borbulhas gustativas, que formam a extremidade de minúsculos feixes de nervos com a função de transmitirem para o cérebro a sensação do gosto das substâncias e líquidos em ingestão. Assim sendo, a língua do tabagista pode ficar atrofiada pelos venenos do fumo que atingem as papilas gustativas, devido à constante inalação de cigarro após cigarro.
Mal o fumante termina as refeições e ingere o costumeiro cafezinho,
Libertam-se e se apuram as antitoxinas, estimuladas pela cafeína, do que surge a vontade imperiosa de fumar, pois as defesas orgânicas já existentes pedem o tóxico tradicional para então combatê-lo.
São forças permanentemente mobilizadas sob um automatismo vicioso, que se excitam até sob os pensamentos incontrolados do fumante inveterado.

            Fonte: Livro FISIOLOGIA DA ALMA. – RAMATIS. – Psicografado pelo Médium HERCÍLIO MAES. – 15 ª edição. – Editora do Conhecimento – Limeira, SP. – Ano 2010. 

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário