Powered By Blogger

domingo, 12 de fevereiro de 2017

- MENSAGEM PARA OS JOVENS. - N º. 189. ELUCIDANDO DÚVIDAS DOS JOVENS. - CARMA. - REVISTA INFORMAÇÃO.


ELUCIDANDO DÚVIDAS DOS JOVENS.

                                         CARMA.

            A palavra “carma” quer dizer destino? Ninguém pode fugir do carma?

            A palavra “carma” não teve origem no Espiritismo. Ela veio de um idioma oriental chamado sânscrito (de Karma = movimento, ação, atividade) e refere-se, dentro dos princípios religiosos orientais, à Lei de Causa e Efeito.
            No meio espírita – devido à generalização do termo, passou-se a utilizá-lo para designar o mesmo princípio, ou seja, da causa e efeito, da ação e reação. Por esse princípio (que é fundamental na Doutrina Espírita), que, a grosso modo, o que passamos conseqüentemente, produzirá o que vamos passar a amanha.
            Essa dinâmica universal constitui o móvel de todos os fenômenos – quer no campo moral, quer no social ou físico – e através dela podemos estudar e compreender a natureza e as leis da vida. Como geralmente centramos nossas observações e nossas preocupações no sofrimento, ligamos imediatamente o sofrimento ao carma, esquecendo-nos, porém, que o carma não se refere somente aos sofrimentos, mas a todos os fenômenos e acontecimentos que nos envolvem. Além disso, convém lembrar que o carma também não está vinculado somente aos problemas de ordem moral, pois não sofremos apenas porque erramos ou deixamos de acertar, mas também por uma contingência do progresso evolutivo, que exige transformação; e toda transformação, via de regra, é dolorosa. Observe o caso dos animais.
            Por outro lado, como sereis dotados de inteligência e vontade (livre arbítrio), à medida que vamos progredindo espiritualmente, também vamos assumindo as rédeas de nosso destino, podendo melhorar ou complicar a vida de acordo com as decisões tomadas e executadas.

Fonte: Revista Informação. – No. 188. – Julho de 1992.

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário