Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO III. - MANIFESTAÇÕES INTELIGENTES. - ITEM N º. 71. - ALLAN KARDEC.

                 SEGUNDA PARTE.

 DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                         CAPÍTULO III. 

   MANIFESTAÇÕES INTELIGENTES.

71.       Aperfeiçoou-se a arte de se comunicar por pancadas alfabéticas, mas o meio era sempre muito demorado; entretanto, se obtiveram comunicações de uma certa extensão, assim como interessantes revelações sobre o mundo dos Espíritos. Estes indicaram outros meios e é a eles que se deve o das comunicações escritas.

As primeiras comunicações deste gênero tiveram lugar adaptando-se um lápis ao pé de uma mesa leve pousada sobre uma folha de papel. A mesa, posta em movimento pela influência de um médium, se pôs a traçar caracteres, depois palavras e frases. Simplificou-se sucessivamente esse meio servindo-se de mesinhas grande quanto a mão, feitas para isso; depois cestinhas, caixa de papelão e, enfim, simples pranchetas. A escrita era tão corrente, tão rápida e tão fácil como uma mão, mas reconheceu-se mais tarde que todos esses objetos não eram, definitivamente, senão apêndices, verdadeiras lapiseiras dos quais se podia prescindir, segurando o médium, ele mesmo, o lápis; a mão, arrastada por um movimento involuntário, escrevia sob o impulso dado pelo Espírito, e sem o concurso da vontade ou do pensamento do médium. Desde então, as comunicações de além-túmulo não tiveram mais limites do que a correspondência habitual entre vivos. Voltaremos a esses diferentes meios e os explicaremos com detalhes; nós os esboçamos rapidamente para mostrar a sucessão dos fatos que conduziram à constatação, nesses fenômenos, da intervenção de inteligências ocultas, ou dos Espíritos.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, no Capítulo III na questão 50, da 18º. edição, abril de 1991, páginas 56, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                      


                                   RHEDAM.(rrhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário