Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - N º. 93. - APOIO FRATERNO. - Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química. - DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. - ALCOOLISMO. - GRUPO APOIO FRATERNO.

                                APOIO FRATERNO.

                     Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

      DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

                                   (de acordo com Mari, 2002)

            O ALCOOLISMO: Segundo a Organização Mundial da Saúde, é conceituado como uma doença de caráter progressivo, incurável e quase sempre fatal.
            “O álcool é a mais consumida das drogas legalizadas, sendo aquela cujo uso prolongado se relaciona com o maior número de doenças incapacitantes. Embora seja uma substância de uso aceito em quase todo o mundo contemporâneo (exceção feita nos países muçulmanos), a dependência de álcool, e cerca de 51% de todos os adultos são usuários. Depois das doenças cardíacas e do câncer, os transtornos relacionados ao álcool, constituem no momento, o terceiro maior problema de saúde dos Estados Unidos. A cerveja corresponde à metade de todo o consumo; os destilados, um terço, e o vinho um sexto. Entre 30 e 45% de todos os adultos já tiveram pelo menos um problema relacionados ao álcool, geralmente amnésia alcoólica (apagão), dirigir embriagado ou faltar à escola ou ao trabalho por ter bebido demais. Em torno 10% da mulheres e 20% dos homens fazem uso abusivo de álcool durante algum ponto de suas vidas, e de 3 a 5% delas e 10% deles são considerados dependentes de álcool durante suas vidas.” (Sadok, 2007)
            O mesmo autor, destaca que, cerca de 200 mil mortes por ano estão diretamente relacionados ao abuso de álcool. As causas de mortes comuns entre pessoas com transtornos relacionados ao álcool são suicídios, doenças cardíacas e fígado. Motoristas embriagados estão envolvidos em 50% de todas as mortes por acidentes de trânsito, e essa percentagem aumenta para 75% quando se consideram apenas os que ocorrem na madrugada. O uso e os transtornos ao álcool também estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25% de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos, e o álcool é a primeira causa de morte relacionada ao uso de substâncias.
            O abuso e a dependência de álcool potencialmente acarretam problemas sociais, legais financeiros, no trabalho, na escola e nas relações interpessoais, além de estarem relacionados a doenças gastrintestinais, cardiovasculares, endócrinas, imunológicas e neurológicas.
            Os principais efeitos causados pelo uso do álcool são as sensações de relaxamento e descontração quando ingeridos em pequenas quantidades, às vezes apresentando uma discreta euforia. Pode ainda haver uma desinibição do comportamento, acompanhada do afrouxamento da crítica. Com o aumento progressivo da quantidade utilizada, tendem a sugerir os sinais de depressão cerebral. No uso por tempo prolongado, surgem alucinações alcoólicas e disfunções cerebrais. E na superdosagem ou no uso concomitante com sedativos ocorre depressão respiratória,convulsões, choque, coma e morte.
            A síndrome de dependência do álcool caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais decorrentes da interrupção ou da redução de uso dessa substância em pessoas que bebem de forma excessiva. Pode se apresentar através de um amplo espectro de manifestações, desde sintomas leves como tremores e ansiedade em geral, iniciando a partir de 8 horas desde a última ingestão de álcool, até convulsões generalizadas, podendo ocorrer dentro das primeiras 24 a 48 horas.

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.


                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário