Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 88. - AUTORIDADE DOS PAIS ESPÍRITAS. - EQUILÍBRIO NA AUTORIDADE. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

      AUTORIDADE DOS PAIS ESPÍRITAS.

               EQUILÍBRIO NA AUTORIDADE.

            O ponto de equilíbrio está nos pais que buscam a compreensão como arbítrio da relação com os filhos, onde ambos se expressam,tendo no DIÁLOGO um instrumento comum. Ambos argumentam, se expressam, sem ferir a autoridade dos pais, aplicando com discernimento e respeito.
            Confirmamos com Emmanuel a atitude mais equilibrada: “Darás aos teus filhos, com a luz Do Exemplo no dever cumprido, a devida oportunidade para a troca de impressões e de experiências... – sobretudo, não adies o momento de fazer-lhes e de ouvi-los”.
            No relacionamento diário, pais e filhos devem criar um ambiente de harmonia, confiança e respeito, onde os pais cumpram integralmente com os deveres que lhe competem: os de preparação dos filhos para o porvir, e esses possam sentir a segurança e o apoio dos genitores. Os pais, mesmo em posição de comando, busquem ouvir, esclarecer, orientar e explicar o porquê das decisões, mantendo sempre aberta a porta do entendimento, que será vital para a manutenção da amizade, sentimento imprescindível no decorrer do tempo, quando o vendaval das lutas e tentações do mundo balançarem o barco da experiência dos filhos, e nesse momento eles sentirão nos seus protetores o porto seguro para se abrigarem, abrindo seus sentimentos.
            A receita estará sempre no equilíbrio,conforme lembra Emmanuel: “Nem freio que os mantenha na servidão, nem licença que os arremesse ao charco da libertinagem”.
            Somente assim, no exercício cristão da autoridade, com o uso da disciplina, é que a EDUCAÇÃO conseguirá triunfar, multiplicando os frutos do aperfeiçoamento espiritual no grande pomar da evolução, onde todos somos os pomicultores de Jesus, a serviço da vida e do progresso, na imensa fazenda universal de nosso Pai Amado.
            Afinal, educar não é somente conduzir corpos para um crescimento sadio; é reconduzir almas eternas para o real roteiro de ascensão à luz, na estrada divina da eternidade.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 ª. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário