Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 79. - EDUCANDO NO LAR. - NA EXPERIÊNCIA DO DIA A DIA. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

                                   EDUCANDO NO LAR.

                        NA EXPERIÊNCIA DO DIA A DIA.

            Não percamos de vista o fato de que nossos filhos não são espíritos em caminhada inicial do mundo. São almas que vêm de experiências milenares, onde já acercaram e erram muitas vezes em matéria de afetividade e por isso chegam até nós, trazendo acertos e desacertos. Afinal não podemos esquecer, concordando com Santo Agostinho; ”Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior”.
            A pergunta quanto ao que devemos ensinar está na simples resposta de que, ao educarmos nossos filhos como seres integrais, buscando inserir neles as virtudes, tais como o perdão, o respeito, a tolerância, a paciência, o carinho, o amor, o discernimento, o equilíbrio, a indulgência, a fraternidade, o bom senso e tantas outras virtudes, estaremos ensinando-os a ter uma vida afetivo-sexual com equilíbrio e respeito ao semelhante, bem como estaremos neles combatendo o orgulho, o egoísmo, a vaidade, a ambição desmedida, o desejo irrefreado, etc.
            Com o companheiro Walter Barcelos, temos magistral interpretação: “A educação sexual da criança não poderá ser entendida como um trabalho à parte dentro do programa da educação. O Trabalho da educação é um só; o que difere é somente quanto à instrução. O sexo, está implicitamente ligado à personalidade, ao sentimento, ao afetivo, ao caráter da criatura humana”.
            Educação sempre será algo mais que vestir, alimentar e dar bens materiais a nossos filhos; a grande tarefa é prepará-los para as dificuldades e lutas que enfrentarão no mundo, onde terão suas virtudes testadas e seus vícios provocados. Neste embate permanente, dependerá de cada um vencer ou cair provisoriamente, e, com os recursos que estiverem carregando, frutos das orientações recebidas no lar, é que conseguirão alcançar ou não os objetivos.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário