Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de junho de 2013

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO I. - AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA. - ITEM N º. 54. - ALLAN KARDEC.

                                        SEGUNDA PARTE.

            DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                                                CAPÍTULO I.

  AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA.

            54. Numerosas observações de fatos irrecusáveis, dos quais falaremos mais tarde, conduziram a esta conseqüência de que há no homem três coisas: 1 ª. – alma ou espírito, princípio inteligente em que reside o senso moral; 2 ª – corpo, envoltório grosseiro, material, do qual está temporariamente revestido para o cumprimento de certos objetivos providenciais; 3 ª. – o perispírito, envoltório fluídico, semi-material, servindo de laço entre a alma e o corpo.
            A morte é a destruição, ou melhor, a desagregação do envoltório grosseiro, daquele que a alma abandona; o outro se separa e segue a alma que se encontra, dessa maneira, sempre com um envoltório; este último, se bem que fluídico, etéreo, vaporoso, invisível para nós em seu estado normal, não deixa de ser matéria, embora, até o presente, não pudéssemos apanhá-la e submetê-la à análise.
            Este segundo envoltório da alma ou perispírito existe, pois, durante a vida corporal; é o intermediário de todas as sensações que o Espírito transmite sua vontade ao exterior e age sobre os órgãos. Para nos servir de uma comparação material, é o fio elétrico condutor que serve para a recepção e a designado sob o nome do fluido nervoso, que desempenha um grande papel na economia e do qual não se dá bastante conta nos fenômenos fisiológicos e patológicos. A Medicina, não considerando senão o elemento materiais ponderável, se priva, na apreciação dos fatos, de uma causa incessante, de ação. Mas não é aqui o lugar de examinar essa questão;faremos somente notar que o conhecimento do perispírito é a chave de uma multidão de problemas até agora inexplicados.
            O perispírito não é uma dessas hipóteses às quais se recorrem na ciência, algumas vezes, para a explicação de um fato; sua existência não é revelada somente pelos Espíritos, mas um resultado da observação, como teremos ocasião de  demonstrá-lo. Para o momento, e para não antecipar sobre os fatos que iremos relatar, nos limitaremos a dizer que, seja durante sua união com o corpo, seja depois de sua separação, a alma jamais está separa de seu perispírito.

            Fonte: O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 18 º edição - Abril de 1991, Editora Instituto de difusão Espírita de Araras, SP.                      


                                   RHEDAM.(rrhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário