Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2011

A INFLUÊNCIA DO MEIO SOBRE O MÉDIUM.

O meio exerce influência sobre o médium?
            Somos sempre acompanhados de encarnados e desencarnados que simpatizam com as nossas idéias, há de se pensar sempre que influenciamos e somos influenciados, tanto pelo meio ambiente em que vivemos quanto pelo relacionamento social que praticamos. O meio sempre influência na formação moral do homem. Ali, onde ele convive, sofre as pressões ambientais, geográficas, históricas, sociais, econômicas..., e as pressões de ordem moral, a refletir-se na violência, na marginalidade, nos preceitos e nos seus opostos, o sentimento de religiosidade, a busca pela justiça, a bravura de alguns que procuram se afirmar espiritualmente.
            ... Ao lado da prova, Deus coloca invariavelmente o ensinamento, para que haja reprovação somente para fragilidade ou negligência do aluno.
            ... Se o Médium é proletário, um favelado ou um afortunado, sofrerá certo tipo de influência do meio, que adicionada a sua vontade de crescer ou a sua estagnação mental, o fará distinguir-se no trabalho em sentido positivo ou negativo. Esse tipo de influência pode refletir-se na sua condição física debilitada se favelado, ou vigorosa se afortunado.
            ... Há médiuns debilitados fisicamente, mas que exercitam suas forças no trabalho renovador, tornando-se vigorosos trabalhadores do Cristo.
            ... Em todas as situações da vida, a influência que o meio exerce pode ser subjugada pela vontade disciplinada. Se aqueles que se dizem nossos amigos, constantemente procuram desviar-nos dos ideais altruístas, resistamos, eles se afastarão por falta de afinidade.
            Todos nós sofremos influência. Mas todos somos dotados de uma consciência que nos faculta um julgamento ou censura sobre essas influenciações que recebemos. ... Sejam quais forem as influências, partam de onde partirem, mesmo que tenham gênese em nosso próprio inconsciente, devem ser criteriosamente analisadas, no que deve resultar o aprove-se ou reprove-se da consciência, imparcial juiz a trabalho da nossa evolução. (13)
            As crianças não consegue distinguir a influência benéfica ou maléfica que sofrem dos Espíritos, no meio em que vivem, por faltar-lhes vivência prática da doutrina. Por esse motivo, que sugerimos que os pais as levem na Evangelização moral-cristã, que realizem o Evangelho no Lar, e que participem de grupos com atitudes e pensamentos cristãos. Pois só desse modo é que conseguirão vencer suas provas e expiações.
            Emmanuel: - “Serve, e atrairás as forças espirituais que abençoam”.
            Tendo a influência do desencarnado origem no passado, portanto com raízes profundas, as conseqüências são mais sérias, podendo levar a um processo obsessivo, cruel, que, evoluído, pode caminhar para a possessão (subjugação).
            A influenciação menos profunda, às vezes até de caráter transitório, apresenta efeitos mais atenuados.
            A base dos nossos processos obsessivos esta na mente.
            Influências prejudiciais podem atingir, também, mentes infantis, levando-as, algumas vezes, ao desajuste.
            O Espiritismo elucida tais ocorrências com explicação lógica: A criança que temos, hoje,  diante de nós, foi adulta ontem, em experiências anteriores, quando o seu Espírito, utilizando mal o livre-arbítrio, teria cometido delitos cujas conseqüências se manifestam, agora, com o corpo físico ainda em desenvolvimento.(18)

Fonte: - MAIS LUZ - BATUIRA - F. C. XAVIER- 4º Edição - Grupo Espírita Emmanuel Editora- São Bernardo do Campo, SP. - 1976 -

                                                                           RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário