SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
- EDUCAÇÃO SEXUAL DOS JOVENS PELAS REGRAS MORAIS DO EVANGELHO.
É necessário amparar o espírito do jovem, iluminando-o com as normas libertadoras do
Evangelho de Jesus:
“Daí procede a necessidade de regras morais para quem, de fato, se interesse pelas aquisições eternas nos domínios do Espírito. Renúncia, abnegação, continência sexual e disciplina emotiva não representam meros preceitos de feição religiosa. São providências de teor científico, para enriquecimento efetivo da personalidade.” (25.02)
O mundo tem zombado e desdenhado das máximas morais de Jesus-Cristo, mas infelizmente os desastres nas relações afetiva e sexual são imensos em todos os países: os desentendimentos entre os cônjuges, as separações de casais, a crueldade doméstica, os homicídios passionais, os suicídios por desgosto amoroso e as obsessões mais variadas são experimentadas em todas as famílias da Terra, seja por parte dos adultos ou dos jovens.
Sem as regras morais que iluminam, socorrem, fortalecem e educam a alma, toda orientação especializada para a juventude será deficiente, não alcançando as metas reais da educação da personalidade. Sem a reeducação sentimental, alicerçada nas regras libertadoras do Evangelho, a mocidade continuará desorientada, infeliz e vítima das influências perniciosas do mundo.
Jesus também ofereceu a todos nós uma prática de esporte, ainda quase desconhecida na Terra:
“O homem vive esquecido de que Jesus ensinou a virtude como esporte da alma.” (25.02)
A prática dos esportes é a virtude dos exercícios para o corpo saudável, enquanto que a vivência das virtudes é a ginástica do bem aos outros, que garante a saúde da alma.
Parafraseando o insígne Codificador Allan Kardec, podemos dizer: Reconhece-se o verdadeiro jovem espírita pela sua transformação moral, sob as luzes do Evangelho de Jesus, e pelos esforços que emprega, diariamente, para educar suas emoções e desejos, na direção do amor espiritualizado.
WALTER BARCELOS.
Fonte: Livro “SEXO E EVOLUÇÃO”- Walter Barcelos - 4a. Edição - Editora FEB. - Rio de Janeiro, RJ. Setembro/1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário