Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

- MENSAGEM E PENSAMENTOS PARA A MULHER. - N º. 169. - SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. - NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL AOS JOVENS. O DIÁLOGO EVANGELIZADO ENTRE PAIS E FILHOS. - WALTER BARCELOS.


         SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.

 NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL AOS JOVENS. O DIÁLOGO EVANGELIZADO ENTRE PAIS E FILHOS.

A fase da adolescência precisa assim, não mais de sentinelas vigiando e amparando seus passos, mas, sim, de muito apoio e orientação dos pais, no sentido de esclarecimento espiritual e diálogo evangelizado. O que acontece, normalmente, é o abandono dos pais, no campo da orientação, julgando que os filhos com essa idade já possuem condições para enfrentar e superar, por si mesmos, todas as circunstâncias da vida, dispensando até mesmo o simples diálogo.
Com o desabrochar gradativo dos instintos e paixões, a nascer dos profundos arquivos da subconsciência, surgem as primeiras experiências afetivas e sexuais, desponta o namoro com variações amorosas, as ofertas perigosas da imprensa pornográfica deformando por completo as funções sagradas do sexo, ensejando o surgimento dos vícios das drogas, da libertinagem e do amor-livre, colocando a juventude à beira de abismos morais, muito dificeis de serem vencidos sem o apoio do Espírito envelhecido na experiência. Adverte-nos o Espírito Humberto de Campos: Crianças sem disciplina e jovens sem orientação sadia constituem o gérmen dos imensos desastres humanos.” (32.06)
A orientação para os moços não deve circunscrever-se tão-somente aos conhecimentos científicos da fisiologia, mecanismos e prática do sexo, das explicações psicológicas sobre as dificuldades e problemas dos jovens, dos esclarecimentos médicos sobre as doenças venéreas e os meios de higiene e defesa das enfermidades provenientes da prática sexual. Tudo isto é muito importante mas não é o bastante, pois está atendendo mais ao corpo físico e à filosofia do prazer sensual. Há necessidade, também, e principalmente, das noções religiosas nascidas no trabalho educativo dos pais, no reduto doméstico, a fim de atender, não somente à curiosidade do cérebro mas, muito especialmente, ao sentimento da juventude, em virtude do desamparo moral e espiritual em que ela se encontra, no mundo atual.

                                                                                  WALTER BARCELOS.

Fonte: Livro “SEXO E EVOLUÇÃO”- Walter Barcelos - 4a. Edição - Editora FEB. - Rio de Janeiro, RJ. Setembro/1995.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário