Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de julho de 2013

- VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES. -


                                       

   VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES.

            38 º. Parte. – Bezerra de Menezes deu, de acordo com as instruções que recebera do Espaço, a feição evangélica ao Espiritismo, e é graças a essa feição qe a nossa querida Doutrina tanto tem avançado em terras do Cruzeiro do Sul.
            Mas, devemos ressaltar, ele não só deu essa feição evangélica, senão também, até o instante derradeiro de sua permanência na Terra, soube, de maneira invulgar, exemplificar o que pregava! E como exemplificava!
            Houve quem o censurasse pelo fato de só encarar o Espiritismo pelo lado religioso.
            Respondendo de maneira cabal e inteligentemente, em artigo publicado em O Paiz, alinhou as superiores razões que o levavam a assim se orientar, afirmando que com esse seu proceder conseguia, além de convencer os crentes, e chamar os descrentes de boa fé. Que ele pouco se referias as questões científicas, que são o alimento intelectual dos espíritos, mas que, no entanto, dava o alimento moral, e entre o intelectual e o moral, ninguém negará a superioridade deste sobre aquele, como meio de progresso humano para o destino da Humanidade.
            E Bezerra, após interessantes considerações, dizia haver enveredado pelo caminho condenado por seu amigo, por força de um arrastamento de disposições inatas de seu Espírito, finalizando o artigo com estas palavras: “Não podemos saber, mas acreditamos piamente que agimos assim, em virtude de compromisso que tomamos quando para aqui viemos.
            “Que o nosso bom amigo não perturbe o cumprimento de uma obrigação que contraímos com o senhor”.
            O certo é que os seus estudos filosóficos, feito durante seis anos consecutivos, todos os domingos, pelas colunas de O Paiz, eram lidos com atenção, não apenas pelos adeptos e simpatizantes do Espiritismo, mas também pelo clero em geral, pelos católicos, enfim, por homens de cultura e pessoas de mediana instrução.

            Fonte: - Livro “VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES”  - SILVIO BRITO SOARES – 4 ª. Edição – Editora FEB. – Rio de Janeiro, RJ. – Agosto de 1978.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário