Powered By Blogger

domingo, 28 de julho de 2013

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO II. - MANIFESTAÇÕES FÍSICAS – MESAS GIRANTES. - ITEM N º. 60. - ALLAN KARDEC.


                             


                                SEGUNDA PARTE.

       DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                                      CAPÍTULO II.

MANIFESTAÇÕES FÍSICAS – MESAS GIRANTES.

            60.       Dá-se o nome de manifestações físicas, àquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como os ruídos, o movimento e deslocamento de corpos sólidos. Alguns são espontâneos, que dizer, independentes de toda a vontade; os outros podem ser provocados. Não falaremos primeiro senão destes últimos.

            O efeito mais simples, e um dos primeiros que foram observados, consiste em movimento circular dado a uma mesa. Este efeito se produz igualmente sobre todos os outros objetos; mas a mesa, sendo sobre a qual mais se exercitou, porque era a mais cômoda, o nome de mesas girantes prevaleceu para a designação desse tipo de fenômeno.

            Quando dizemos que esse fenômeno foi um dos primeiros a serem observados, queremos nos referir a estes últimos tempos, porque é bem certo que todos os gêneros de manifestações foram conhecidos desde os tempos mais recuados, e não pode ser de outra maneira; uma vez que são efeitos naturais, devem ter se produzido em todas as épocas. Tertuliano fala em termos explícitos de mesas girantes e falantes.

            Esse fenômeno, durante algum tempo, alimentou a curiosidade dos salões, depois foi abandonando para passar a outras distrações, porque não era senão um objeto de distração. Duas causas contribuíram para o abandono das mesas girantes: a moda para as pessoas frívolas que raramente consagram dois invernos ao mesmo passatempo, e que, coisa prodigiosa para elas: dispensaram três ou quatro a este. Para as pessoas graves e observadoras, daí saiu alguma coisa de sério que prevaleceu; se negligenciaram as mesas girantes, foi para ocuparem-se das conseqüências muito mais importante em seus resultados: trocaram o alfabeto pela ciência, e eis todo o segredo deste aparente abandono do qual tanto ruído fizeram os rediculizadores.

            Como quer que seja, as mesas girantes não deixam de ser um ponto de partida da Doutrina Espírita, e a esse título nós devemos algum desenvolvimento, tanto mais que, apresentando os fenômenos em sua maior simplicidade, o estudo das causas será mais fácil, e a teoria, uma vez estabelecida, nos dará a chave dos efeitos mais complicados.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, no Capítulo IV na questão 50, da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM.(rrhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário