Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. N. 23 - PASSES.


                                         23º. AULA. PASSES.

                         “ Como age em toda parte a força espiritual! “
                                                                                                Confúcio

                       NOÇÕES BÁSICA SOBRE O PASSE.

                                    O QUE É O PASSE?


          A prática desse costume nunca havia sido esclarecido à luz da razão antes do Espiritismo se ocupar dele. Ao menos publicamente, ninguém sabia o estranho poder que tinham as mãos na cura e alívio dos males.

           Com o advento da Doutrina, os Espíritos explicaram o porquê das coisas. Ensinaram que as mãos serviam de canal para que fluídos humanos e espirituais chegassem aos enfermos. Os fluídos são absorvidos pelo necessitado através de centros vitais (chacras), acumuladores e distribuidores de energias localizados no perispírito.

            O milagre das curas havia sido explicado.

           Hoje, o passe, como ficou sendo denominada a imposição das mãos, é um dos métodos utilizados nos centros espíritas para aliviar e curar os sofrimentos alheios. Quando ministrado com fé, é importante fonte de amparo aos sofredores.(1º)

                                             O PASSISTA.
           Ser passista é uma tarefa de grande responsabilidade.

          Trata-se de impor as mãos sobre os sofredores e abençoá-los em nome do Criador. Pessoas carentes e sedentas de melhoria procuram nos centros espíritas o recurso do passe como forma de alívio e sustentação.

           O passista não precisa ser um santo, mas precisa esforçar-se na melhoria íntima. Armado do desejo sincero de servir, quase todos os iniciantes podem trabalhar neste ministério. O passista deve procurar viver uma vida sadia.

            Os vícios terrenos, aos poucos, têm que ceder lugar ao ideal divino. O cigarro e a bebida devem ser evitados. Como o passista doa de si os fluídos que vão fortalecer as partes material e espiritual do necessitado, esses fluidos precisam estar limpos. Isso quer dizer, desprovidos das influências provindas dos vícios.

            Na parte mental, o passista deve se esforçar para cultivar bons pensamentos em seu cotidiano. O orgulho, o egoísmo, a maledicência, a sensualidade exagerada e a violência devem ser combatidos. A assistência espiritual superior associa-se aos que se esforçam, multiplicando-lhes a capacidade de serviço.

            Fé e certeza no amparo dos bons Espíritos devem estar presentes no coração do passista. É parte fundamental do trabalho de passe, doar-se com sinceridade à tarefa sob sua responsabilidade, vendo em todo o sofredor uma alma carente de ajuda, sem preferência por quem quer que seja. A condição moral do passista é fator preponderante para um resultado satisfatório.(1º)

                                      TIPOS DE PASSES.
Os passes podem ser classificados em Três categorias:

Passe magnético:

          É o passe em que o passista doa apenas os seus fluidos, utilizando sua força magnética. Trata-se de um passe que qualquer criatura pode ministrar. Sua qualidade varia segundo a condição moral do doador, sua capacidade de oferecer fluidos e seu desejo verdadeiro de curar.

          No passe magnético, geralmente se recebe assistência espiritual. Isso, acontece em face dos Espíritos superiores sempre ampararem aqueles que imbuídos de boa vontade, prestam-se ao auxílio dos carentes. Lembramos aqui, que essa cobertura independente da crença do passista em Deus ou na Espiritualidade. Os Espíritos esclarecem a Allan Kardec em “ O Livro dos Médiuns”, questão 176,: “ muito embora uma pessoa desejosa de fazer o bem não acredite em Deus, Deus acredita nela”.

Passe espiritual:

         É a magnetização feita pelos Espíritos desencarnados diretamente sobre o perispírito dos enfermos.O que o necessitado recebe não é o fluido magnético de um médium, mas outros, mais finos e puros, trazidos dos planos invisíveis pelo próprio Espírito operante.

          O passe espiritual é bem mais limitado que as outras modalidades de passes pelo fato de não portar fluidos animalizados. Assim, devemos procurar entender que os recursos oferecidos nas reuniões públicas de Espiritismo são muito maiores do que aqueles que podemos contar em nossas residências.

Passe misto:

           É uma combinação entre os fluidos do passista com os da Espiritualidade. A combinação é maior do que no passe magnético, e seus efeitos mais salutares. Geralmente, é este o tipo de passe mais aplicado nos centros espíritas.

           Há uma discussão no meio espírita sobre como se deve aplicar o passe. Se devem ser feitos movimentos com as mãos ao redor do corpo do indivíduo para que as energias espirituais atinjam de melhor forma seus objetivos de cura; ou então se apenas deve-se impor as mãos sobre a cabeça da pessoa e rogar a Deus a ajuda.

           Na verdade, cada grupo é livre para se posicionar de um modo ou de outro, desde que sem exageros. O que se deve ter em conta é que nenhuma das duas formas surtirá o efeito desejado se o médium não tiver dentro de si vontade de ajudar e condições morais para isso. A maneira como se exteriorizará sua fé é de importância secundária.

            Obs.:Este capítulo não é um curso para passistas, apenas informações para elucidação do assunto, aos participantes do Curso de Iniciação de Espiritismo.Futuramente, será desenvolvido um curso específico sobre Passes.

BIBLIOGRAFIA:
             1º. AUTORES: Diversos- Livro: Espiritismo Para Iniciantes- Cap. VII- Pág.59 à 62-
3º. Edição- FACE- Grupo Espírita bezerra de Menezes- São José do Rio Preto.SP.

                                                          RHEDAM. (rhedam@gmail.com)
         Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma forma usada para auxiliar os enfermos ou afastar deles as más influências espirituais. Em muitas passagens da Bíblia, vemos Jesus Cristo e seus discípulos imporem suas mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os amparasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário