Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de março de 2018

- APRENDENDO COM CHICO XAVIER. - N º. 233. - UMA VIDA COM AMOR XXIV. - UBERABA, A CAPITAL DO ESPIRITISMO V. - UBIRATAN MACHADO



         CHICO XAVIER POR ELE MESMO.

               UMA VIDA COM AMOR XXIV.

 UBERABA, A CAPITAL DO ESPIRITISMO V.

                                                                       UBIRATAN MACHADO.

         Os cronistas esportivos exaltam o Brasil como a terra do futebol. O povo diz que Deus é brasileiro. Já os espíritos consideram nosso pais como a terra da Boa Nova. Daqui estaria destinado a partir um novo conceito de civilização, baseado no amor, mas tendo a filosofia espírita por base.  Pode-se duvidar disso. Mas o que ninguém pode negar é a crescente difusão do espiritismo brasileiro em países vizinhos, como o Uruguai e a argentina por exemplo.
         Nestes países, também aceita-se a predestinação histórica do Brasil. O número de maio/junho de 1963 da revista argentina Conocimento de la Nueva Era foi inteiramente dedicado ao nosso espiritismo. Significativamente, intitulava-se El Milagro Espiritual del Brasil. Num dos artigos da revista, Humberto Mariotti, então vice-presidente da Confederacion Espiritista Argentina, diz:
         “De fato, a nação brasileira está representando o mesmo papel histórico desempenhado pela antiga Israel por ocasião da vinda do Cristo. É este fato que nos permite compreender o progresso espiritualista naquele país e a causa de tantos feitos metapsíquicos e mediúnicos que estão comovendo, em primeiro lugar, a ciência positivo-materialista e, em seguida, as diversas escolas espirituais e religiosas de diversas correntes. Hoje, o Brasil é o país eleito para a Nova Revelação. Dali partem já poderosas irradiações psíquicas que estão influenciando a maioria dos países latino-americanos, como também a América do Norte.”
         E este fato segundo o articulista, foi reconhecido pela famosa Helen Blavatsky, e confirmado pela International Spiritualist Federation, de Londres, e pela Revue Spirite fundada por Allan Kardec. Essa crença seria mais uma vez reafirmada durante a longa viagem empreendida por Chico Xavier em 1965.
         Em maio daquele ano, Chico partiu para os Estados Unidos. Viagem de recreio, de difusão e para tratamento de saúde. Com o agravamento do problema da vista, o médium iria unir o indispensável ao agradável, consultando um centro oftalmológico em Nova Iorque e difundindo o espiritismo à brasileira nos Estados Unidos.
         Baseado no sadio princípio de que sempre temos algo a ensinar e muito a aprender, Chico e seus companheiros (entre os quais fgrava o médium Waldo Vieira), mal chegado aos Estados Unidos, resolveram visitar um Centro Espírita, lá denominado de Templo Espiritualista. Dirigiram-se ao Templo Espiritualista dos Dois Mundos e, como convinha a desconhecidos que chegavam a um ambiente estranho, sentaram-se no último banco.
         “Foi uma das experiências que mais me comoveram. Éramos quatro brasileiros, e chegamos sem qualquer aviso prévio à The Chuech of The Two Worlds, sediada em 3038 Q Street, em Washington, e dirigida pelo médium ministro Gordon Burroughs. Quando chegamos, o serviço estava começando. Ninguém ali nos conhecia.”
         No final da reunião a médium encarregada de transmitir as mensagens ao público subiu a tribuna. Começou dirigindo-se ao publico. Em seguida, indicou os quatro brasileiros, dizendo que eles, irmãos de um outro país, estavam ali para levar aos Estados Unidos uma tarefa de renovação espiritual e de aproximação fraterna.
         “A médium acrescentou que o trabalho iniciado reclamava tempo e sacrifício, mas que deveríamos prosseguir, que não faltaria amparo de Jesus e seus enviados.”
         Pouco depois em transe, a médium anunciava a presença, ao lado dos brasileiros, de um professor e um médico. Tratava-se de Emmanuel e André Luiz, cuja presença Chico e Waldo Vieira já havia captado.
         Dias depois, os brasileiros seguiram para a Pensilvânia, onde conheceram o Campo Espiritualista de Silver Belle, e dela para Nova Iorque, onde foram recebidos no Templo Benéfico Espiritualista, e no Templo Espiritualista Universal.
         Desde logo, constatou-se a imensa diferença entre o espiritismo norte-americano e o brasileiro. Ora, parte essencial da missão de Chico e seus companheiros era difundir lá o espiritismo evangélico, tal como se pratica no Brasil. O kardecismo nos Estados Unidos estava apenas engatinhando. Por isso, Chico e Waldo fundaram em Washington o Christian Spirit Center, destinado a manter os serviços iniciais de difusão da Doutrina Espírita, como é entendida e praticada nos Brasil. Nessa infiltração, estaria um primeiro passo rumo à concretização daquela crença que vê o Brasil predestinado a difundir um novo conceito de civilização?
         Imediatamente, o Christian Spirit Center iniciou seus trabalhos, dirigindo impressos com mensagens psicografadas no Brasil. Nas sessões realizadas, Chico psicografou várias mensagens em inglês, mais tarde reunidas em livro no Brasil e publicadas com o título de Entre Irmãos de Outras Terras.
         O fruto mais importantes da viagem de Chico, porém, foi o lançamento do tradução norte-americana do Ideal Espírita. Editado pela Philosophical Library, de Nova Iorque, com o título de The World of the Spirit, numa tiragem de 50 ml exemplares, o livro esgotou em menos de um mês. Logo depois, via edição inglesa, seria traduzido para o árabe. O romance Paulo e Estevão, ditado por Emmanuel, tambem fo traduzido pouco depois.
         O espiritismo evangélico a brasileira, implantado no Christian Spirit Center, encontrava imediata receptividade nos Estados Unidos. Em Nova Iorque foram fundados dois cultos de Evangelho, e na cidade de Elon College, na Carolina do Norte, surgiria o núcleo mais promissor, graças à dedicação e à extraordinária mediunidade de Mrs. Phyllis Haddad.
         O fato mais pitoresco (para a imprensa) da viagem de Chico ocorreu quando o médium psicografo a entrevista realizada pelo espírito de Humberto de Campos (irmão X) com Marilyn Monroe, no cemtério Memorian Park, de Hollywood. Na entrevista, bastante difundida na época, a atriz defendia-se da acusação de suicídio que lhe faziam, fato que parece ter sido confirmado por pesquisas posteriores.
         A viagem prosseguiu até a Europa, incluindo no roteiro Portugal, França e Inglaterra, onde Chico e seus companheiros mantiveram contato com espíritas daqueles países. Em seguida, a volta a Uberaba e à rotina de todos os dias.

            Fonte: - “CHICO XAVIER Por Ele Mesmo. – Autores Diversos, - 1 ª. edição, - Editora Martin Claret Ltda, - São Paulo, SP, - Outubro de 1994.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário