Powered By Blogger

terça-feira, 20 de março de 2018

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 232. - EDUCANDO NO LAR. - VALORES A TRANSMITIR. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

                        EDUCANDO NO LAR.

                 VALORES A TRANSMITIR.

Os valores a transmitir são todos aqueles que signifiquem conduzir os filhos à condição de almas equilibradas, que se esforce por buscar sentimentos nobres e conduta reta.
Devem os pais passar-lhes os valores da amizade sincera, do entendimento, da simpatia, da concórdia, da gentileza, do apoio mútuo, da lealdade, da bondade, etc.
E, acima de tudo, grande desafio para os pais é o da exemplificação, tendo uma conduta elevada que dê segurança e confiança aos seus tutelados, já que os lares onde há equilíbrio, há paz e harmonia, e onde houver paz e harmonia, haverá clima favorável à felicidade e à vida saudável, refletindo-se naturalmente na educação.
A chave da renovação da Humanidade está na educação. Lembrando Kardec, “a educação, se for bem entendida, será a chave do progresso moral”. Portanto a chave da conduta sexual correta está na renovação dos valores morais através da educação de todos nós.
Retomando artigo do companheiro Walter Barcelos, ensiná-los a conhecerem a si mesmo para corrigirem seus problemas íntimos; a buscarem disciplina; conhecerem suas emoções e desejos; esclarecê-los sobre o funcionamento da responsabilidade da Justiça Divina diante nossos atos, pensamentos e palavras; fornecer-lhes a coragem moral através da fé e do amor a Deus; estimular-lhes a pureza de intenções; dizer-lhes que a atração sexual sem amor sincero é paixão passageira; dirigir-lhes o sentimento para entenderem que o amor não prescinde de perdão, paciência, tolerância, bondade, humildade e respeito; iluminar-lhes cérebro e coração com a luz do Evangelho de Jesus; falar-lhes que, quando prejudicamos alguém, estamos realmente ferindo nossa própria consciência; e instruí-los com amor, sem precipitação ou exigências de conduta ritilínea.
Completando, sabiamente detecta: “A educação sexual da criança, em primeiro lugar, deverá constituir uma tarefa a ser cumprida amorosamente pelos pais, antes mesmo de receberem os esclarecimentos pelos educadores especializados nas escolas do mundo”.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário