Powered By Blogger

terça-feira, 18 de agosto de 2015

- MENSAGEM PARA OS JOVENS. - N º. 150. - ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS! - FATOS DA VIDA DE JESUS. - REVISTA INFORMAÇÃO.

 ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS!

                      FATOS DA VIDA DE JESUS.

            Fala o Evangelho de Lucas, Capítulo IV, que Jesus foi lebvado pelo espírito ao deserto, foi tentado pelo demônio três vezes. Isso realmente aconteceu ou é apenas uma alegoria do Evangelho? 

            Os escritos evangélicos são muito antigos e não existe, na verdade, um consenso em relação a fatos da vida de Jesus. Ademais, ao que nos parece, os Evangelhos não se propunham mesmo a apresentar uma biografia de Jesus, mas a divulgar a sua Doutrina. Allan Kardec explicou, na introdução de “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”, que entrar na discussão desses fatos é criar uma grande polêmica, que não levarpa a muita coisa, do ponto de vista prático da vida. O episódio da tentação, no sentido exclusivamente moral da narrativa,afigura-se-nos como recurso pedagógico dos mais eficazes, porquanto mostra como funciona o mecanismo da tentação no ser humano. Repare que são três as tentações a que Jesus é submetido. A primeira delas é a tentação econômica, quando o demônio desafia Jesus a transformar pedra em pão. A segunda é a tentação política, quando o demônio pede adoração a Jesus em troca de poder sobre todos os reinos da Terra. E, finalmente, a terceira é a tentação ideológica, quando o demônio tenta experimentar Jesus na sua fé, dizendo-Lhe salte do alto do Templo de Jerusalém, pois seria sustentado pelos anjos de Deus. Como podemos perceber, trata-se de uma alegoria muito bem elaborada, em que as propostas mexem com o “ego” do indivíduo, procurando insuflar seu orgulho e seu egoísmo. Diariamente, em menor proporção, todos estamos sendo submetidos a essas tentações em relação aos nossos bens, ao nosso poder e à nossa fé. Sem perceber, muitas vezes, nos deixamos arrastar por esses convites, que vêm de todos os lados e de todas as maneiras, desafiando nossas convicções e colocando-as em confronto com nossas vontade. No episódio narrado por Lucas, Jesus saiu-se bem demonstrando a predominância do bem sobre o mal. E nós, como estamos nos comportando?

Pergunta elaborada por: Ederaldo Martins Filho. – Duartina SP.

Fonte: Revista Informação – Ano XVI – Nº. 192. - Novembro de 1992.


                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário