Powered By Blogger

sábado, 18 de janeiro de 2014

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - OS ANIMAIS SÃO BONS TERAPEUTAS. - REVISTA DE PSICOLOGIA.

   OS ANIMAIS SÃO BONS TERAPEUTAS.

            Cenário: um sanatório em Columbus, Ohio.
            Personagens: Obie, um cãozinho de 6 anos, os pacientes e o pessoal do sanatório.
            Constatação: os pacientes que recebem visitas regulares do cachorro são mais eloqüentes e mostram maior interesse pelo que se passa em volta do que os pacientes que não contam com a a presença de Obie em sua vida diária. Quanto ao pessoal, as enfermeiras tratam melhor os pacientes na presença de Obie.

            Na França uma pesquisa mostrou o impacto positivo da presença de um animal entre os seres humanos. Para os idosos, o animal é um auxílio na luta contra a solidão – dos 99% das pessoas que falam com os seus animais, 94% se dirigem a eles como a uma pessoa e 20% lhes contam os acontecimentos do dia. a partir dos cuidados dedicados ao animal de estimação, os idosos conservam o hábito de se interessar pelos demais, o que contribui para evitar a depressão.
            Há indicação de que tocar e acariciar um animal age sobre o sistema cardiovascular e sobre o psiquismo. Todas as experiências provaram que os pacientes cardíacos que possuíam um animal apresentam um índice de sobrevida mais elevado do que os que não tinham nenhum. De modo geral, a presença do animal leva a uma melhora no estado de saúde, sobretudo quando se trata de um cachorro, que pelo instinto e a sensibilidade é mais próximo do homem.

                                                                       Editor da Revista Psicologia.
  
          Fonte: Revista Psicologia. – n º. 30. – Janeiro e fevereiro de 1983. Pág. 6. – São Paulo, SP.
                                  
                                  RHEDAM.(rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário