Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

- TIPOS DE MEDIUNIDADE.

                                               TIPOS DE MEDIUNIDADE.

Podemos dividir a mediunidade em duas grandes categorias: mediunidade de efeitos físicos e de efeitos inteligentes. Cada uma delas tem uma finalidade específica, frente à humanidade.
Mediunidade de efeitos físicos:
É a faculdade capaz de produzir efeitos materiais que se destinam a chamar a atenção da incredulidade humana. Serviu de base para os fundamentos do Espiritismo.
Mediunidade de efeitos inteligentes:
É aquela em que o médium recebe comunicações de ordem instrutiva. Elas destinam-se a colher esclarecimentos do invisível a respeito da vida espiritual e de conceitos filosóficos sobre a vida humana.(1º)

                                                 MÉDIUNS:
Podemos classificar os médiuns da seguinte forma:
Médiuns de efeitos físicos:
São os capazes de produzirem fenômenos materiais, tais como: movimento de corpos inertes, ruídos, voz direta, curas, transportes etc.
Esses médiuns podem ser divididos em dois grupos: os facultativos, que têm consciência do fenômeno que produzem; e os involuntários, ou naturais, que não tem consciência de sua faculdade e são usados pelos Espíritos para produzirem manifestações em lugares distantes. Algumas manifestações de espíritos em aparelhos eletrônicos, onde se afirma não serem necessários médiuns, são produzidas pelos sensitivos involuntários.
Médiuns sensitivos ou impressionáveis:
São as pessoas que possuem a sensibilidade de sentir a presença dos Espíritos. Essa variedade de mediunidade não é bem definida. Os médiuns em geral são impressionáveis. Seria mais uma qualidade geral do que especial, ou seja, uma faculdade rudimentar essencial ao desenvolvimento das outras.
Médiuns audientes ou auditivos:
Os médiuns auditivos são capazes de ouvir a voz dos Espíritos de forma clara e objetiva, quando estão nas reuniões mediúnicas. podem, assim, conversar com os desencarnados. É uma mediunidade agradável se o médium só ouve Espíritos bons. Mas, quando cai presa de um Espírito mau, pode caracterizar-se numa tenaz obsessão.
Médiuns falantes ou de psicofonia:
Esses médiuns recebem comunicações dos Espíritos através da fala. O médium falante pode não ter consciência do que diz, exprimindo idéia totalmente contrárias aos seus conhecimentos e vontades. Uns guardam lembranças do que transmitem, outros não.
Há médiuns que não são totalmente passíveis á comunicação. Recebem por intuição as idéias do Espírito, expondo com suas próprias palavras o que ele quer dizer.
Médiuns videntes:
São os médiuns capazes de ver o mundo espiritual. Uns possuem uma faculdade em estado normal, estando perfeitamente acordados. Outros, têm-na em estado sonambúlico ou próximo do sonambulismo.
Os médiuns videntes não vêem com os olhos da carne, mas sim com os da alma. Por isso, independe estarem de olhos abertos ou fechados para enxergarem os desencarnados.
Além disso, é preciso separar a vidência das aparições acidentais e espontâneas. A vidência, embora varie de intensidade, consiste na possibilidade freqüente de se ver os Espíritos. Os videntes naturais, geralmente são limitados quanto à interpretação das visões espirituais.
Já as aparições podem acontecer para qualquer um, mesmo que não seja vidente. Elas são freqüentes na hora de desencarne de pessoas queridas que, como numa prova da vida espiritual, aparecem para mostrar que não morreram. As aparições também englobam as visões durante o sono.
Médiuns sonambúlicos ou sonâmbulos:
O sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito, quando em estado de desdobramento. É ele mesmo que, desprendendo-se do seu corpo, conversa com os desencarnados, vê, ouve e percebe o mundo espiritual e material sem as limitações dos sentidos corpóreos. Podemos dizer que conhece por antecipação como é a vida dos Espíritos.
Este tipo de médium pode nos transmitir tudo o que lhe acontece no momento do seu transe mediúnico, inclusive os conselhos que recebe do plano espiritual. Também são conhecidos como sonâmbulos os médiuns psicofonicos que perdem a consciência durante as comunicações.
Médiuns curadores:
São os que tem o poder de curar ou de aliviar os males pela imposição das mãos ou pela prece. A fé, aliada ao magnetismo do médium e o auxilio dos Espíritos superiores, realiza os fenômenos de curas. Por produzirem efeitos materiais, os curadores também podem ser classificados como médiuns de “efeitos físicos”.
Médiuns psicógrafos ou escreventes:
São aqueles que transmitem a comunicação dos espíritos através da escrita. Estes médiuns são muito comuns. Dividem-se em: mecânicos, semimecânicos e intuitivos.
Os mecânicos não têm consciência do que escrevem. A influência do pensamento do médium na comunicação é pouca. A idéia do Espírito se expressa com maior clareza, pois há grande domínio dele sobre a faculdade mediúnica.
Já nos semimecânicos a comunicação sofre uma influência um pouco maior do pensamento do médium. A dominação sobre ele não é tão profunda. São em maioria sobre os psicógrafos.
Os intuitivos são os que recebem a idéia do comunicante e a interpretam de acordo com seu conhecimento pessoal.
Há outras variedades de médiuns que serão estudadas futuramente em “o Livro dos Médiuns”, no capítulo que trata de sua classificação; no curso de Médiuns.(1º)

BIBLIOGRAFIA:
1º. AUTORES: Diversos: LIVRO- Espiritismo Para Iniciantes- Cap. V. Pág. 45 à 51 -
3º Edição 1993- FACE - Grupo Espírita Bezerra de Menezes São José do Rio
Preto SP.
2º. AUTOR: Eliseu Rigonatti - O Espiritismo aplicado- Pág. 54 e 55- Editora
Pensamento- São Paulo- SP.



                                                                           RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário