Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2016

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 182. - IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.



             IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO.

            Um dos maiores erros que alguns pais adotivo cometem é o de esconder a verdade aos seus filhos. Fazem-no às vezes por amor, já que os consideram totalmente como filhos; outros o fazem por medo de perder a afeição e o carinho deles.
            A instabilidade emocional e a falta de valorização da afeição recebida no passado são fatores que, na maioria das vezes, conduzem a esta insegurança. Logo, compete-nos, como pais, auxiliar os filhos a superarem suas provas, evitando-lhes choques que prejudiquem seu trabalho de recuperação espiritual.
            É importante, desde cedo, não esconder a verdade; mostrar-lhes que o amor não nasce de um processo químico-físico do corpo e sim no coração das criaturas.
            Allan Kardec elucida: “Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os de simpatia e da comunhão de ideias”.
            Quando os filhos adotivos crescem, sabendo no lar um verdadeiro tesouro de sentimentos nobres e valores morais elevados, sentem-se mais amados por entenderem que o são, não por terem nascido de seus pais, mas sim frutos de afeição sincera e real, e passam a entender que são filhos queridos do coração.
            Revelar-lhes a verdade somente na idade adulta é destruir-lhes todas alegrias vividas, é alterar-lhes a condição de filhos queridos em órfãos asilados à guisa de pena e compaixão. Não devemos traumatizá-los,livrando-os do risco de perderem a oportunidade de aprendizado no hoje.
            André Luiz esclarece-nos quanto a este perigo: “Filhos adotivos, quando crescem ignorando a verdade, costumam trazer enormes complicações, principalmente quando ouvem esclarecimentos de outras pessoas”.
            Identicamente ao que ocorre em relação aos nossos filhos biológicos, buscar o diálogo franco sincero, com base no respeito mútuo, sob a luz da orientação cristã de conduta. Pais que conservam com os filhos fortalecem os laços afetivos, tornando a questão da adoção coisa secundária.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor JeomarZanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário