Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

- MENSAGEM E PENSAMENTOS PARA A MULHER. - N º. 167. - SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. - Secreções elétricas da epífise e a prática dos esportes pela juventude. A beleza física e os desregramentos emocionais. - WALTER BARCELOS.

               SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.

        - Secreções elétricas da epífise e a prática dos esportes pela juventude. A beleza física e os desregramentos emocionais

Os cientistas e estudiosos materialistas de todo o mundo, percebendo os efeitos danosos para o organismo, em virtude do saturamento das forças nervosas, e no intuito de preservar, na estrutura fisiológica, a juventude, a plástica e a eugenia, recomendaram, acertadamente, a prática dos esportes como medida de saúde, principalmente para os jovens:

“(...) Contra os perigos possíveis, na excessiva acumulação de forças nervosas, como são chamadas as secreções elétricas da epífise, aconselharam aos moços de todos os países o uso do remo, da bola, do salto, da barra, das corridas a pé. Desse modo, preservavam-se os valores orgânicos, legítimos e normais, para as funções da hereditariedade.” (“Missionários da Luz” – André Luiz/Chico Xavier.)

A ciência terrena, ainda incapaz de ver a alma no corpo, permanece com as medidas que procuram atender da melhor maneira possível ao organismo humano, garantindo a saúde física, o equilíbrio psíquico, o porte atlético e a beleza da forma, com indiferença quase que completa pelos valores morais para a personalidade juvenil.
Estagia a juventude nos respeitáveis, organizados e belos estabelecimentos de ensino do mundo, no desenvolvimento da cultura, da inteligência nos diversos ramos do conhecimento humano, acrescidos das atividades desportivas, mas lamentavelmente distanciada de um trabalho de orientação no campo do caráter e do sentimento. A medida para resguardar a saúde da juventude ainda é insuficiente:

“(...) A medida, embora satisfaça em parte, é, contudo, incompleta e defeituosa.
Incontestavelmente, a ginástica e o exercício controlados são fatores valiosos de saúde;
a competição esportiva honesta é fundamento precioso de socialização; no entanto,
podem circunscrever-se a meras providências, em benefício dos ossos e, por vezes,
degeneram-se em elástico das paixões menos dignas.” (“Missionários da Luz” – André Luiz/Chico Xavier.)

O brilhantismo da inteligência, o cérebro enobrecido pela cultura, o corpo esculturado pelos exercícios e competições esportivas não são suficientes para dar equilíbrio, alegria e paz reais à alma da juventude. A medida é incompleta e defeituosa, porque atende ao corpo, mas não dá equilíbrio a personalidade espiritual. É o que nos fala o mentor espiritual Telésforo, nas palavras do Espírito André Luiz:

“(...) à medida que se suprimem sofrimentos do corpo, multiplicam-Se aflições da alma
(...). Atendido, porém, o corpo revelará as necessidades da alma (...)“. (“Os Mensageiros” – André Luiz/Chico Xavier.)

Intensificam-Se no mundo as atividades respeitáveis dos esportes, promovendo junto aos jovens a saúde, o vigor físico, a alegria, a confraternização cultural, mas ao mesmo tempo proliferam também os desmandos do prazer sexual irresponsável, levando a mocidade aos desregramentos das emoções dos vícios do álcool e dos tóxicos,
com prejuízos enormes para a família e a sociedade, retardando o progresso espiritual da
Humanidade.

                                                                                  WALTER BARCELOS.

Fonte: Livro “SEXO E EVOLUÇÃO”  - Walter Barcelos - 4a. Edição - Editora FEB. - Rio de Janeiro, RJ. Setembro/1995.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário