Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - N º. 163. - APOIO FRATERNO. - CAPÍTULO. I. - PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO. - 7 º. Princípio: TOMADA DE ATITUDE - GRUPO APOIO FRATERNO.

                           APOIO FRATERNO.

                 Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

                                          CAPÍTULO. I.

                        PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO.

            7 º. Princípio: TOMADA DE ATITUDE.

            Na formação, na educação e na convivência em família, é necessário tomar atitudes com firmeza e perseverança.

            Quando o relacionamento entre os familiares começa a ficar difícil, a tendência geral, e comumente mais acentuada entre os homens, é racionalizar, inimizando a gravidade dos distúrbios de comportamento dependente, acreditando que isso esteja dentro da moderna regra social de que tudo se corrige com o tempo, sem maiores consequências.

            Ao tomar conhecimentos de qualquer inadequação, não pode haver acomodação, mas sim coragem para enxergar e ter codições de mudar o comportamento. Importante ser firme e perseverante ao tomar uma atitude, pois ela quase sempre gera resistência, podendo precipitar uma crise, mas que efetivamente ajudarão dependente a mudar de atitude.

            Haverá casos em que convenha se desvende o mal a outrem?

            “É muito delicado esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros,deve-se atender as preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascara a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes”. ( O Evangelho Segundo O Espiritismo, capítulo X, item 21)

            “A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens porque há mérito em afrontar os perigos, as percepções, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aqueles que não teme proclamar abertamente ideias que não são as de toda gente. Aqui, como em tudo, o merecimento é proporcionado às circunstâncias a à importância do resultado. Há sempre fraqueza em recuar alguém diante das consequências que lhe acarreta a sua opinião e em renegá-la; mas, há casos em que isso constitui covardia tão grande, quando fugir no momento do combate”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XXIV,)

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.


                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário