Powered By Blogger

terça-feira, 14 de abril de 2015

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA N º. 17. - MÉDIUNS E MEDIUNIDADE. - ANEXO N º. 130. - O ESPÍRITO NA ADOLESCÊNCIA. - ELISEU RIGONATTI.

         O ESPÍRITO NA ADOLESCÊNCIA.

            A adolescência é o período em que o Espírito começa a dar os primeiros passos sozinhos; ainda está sobre a vigilância e a guarda de seus pais mas já goza de um pouco de liberdade para dirigir-se.
            A fase da adolescência é mais delicada do que a infantil. Na infância, os pais exerciam completo domínio sobre os filhos; na adolescência notam que esse domínio se vai restringindo; defrontam-se então com vontades que, por vezes, são diversas das suas, demonstrando os filhos outro modo de pensar, de viver, de sentir a vida.
            Os pais devem saber adaptar-se a esse novo estado de coisas; na infância foram educadores; na adolescência devem ser conselheiros, amigos, irmãos de seus filhos. Devem os filhos perceber nos pais não mais a autoridade paterna mas  amizade carinhosa e a experiência dos mais velhos a guiá-los na vida que principiam a viver.
            É na adolescência que se acentuam as tendências do espírito reencarnado; essas tendências, corrigidas pela educação recebida na infância, formam-lhe o caráter.
            Na adolescência completa-se a educação; porém se o espírito não foi acostumado aos bons hábitos desde a infância e se os pais não aproveitam o período infantil para incluir seus filhos os bons princípios educativos, pouca coisa será conseguida na adolescência. Daí a importância da boa educação ministrada na infância, quando os maus pendores eram plantinhas tenras que podiam ser extirpadas com facilidades; na adolescência elas já têm raízes fortes e resistem ao trabalho educativo. Contudo, cumpre não desanimar; é continuar a luta para que o reencarnado possa entrar idade madura o mais retificado possível.

            Fonte: Livro O Espiritismo aplicado - Eliseu Rigonatti - 1a. Edição- Editora Pensamento - São Paulo, SP.


                                   RHEDAM. (mgzcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário