Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2015

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - CAPÍTULO V. - MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS. - FENÔMENOS DE TRANSPORTE. 99. - ALLAN KARDEC.

            O LIVRO DOS MÉDIUNS.

                           SEGUNDA PARTE.

                                   CAPÍTULO V.

 MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS.

         FENÔMENOS DE TRANSPORTE.

99. Este fenômeno oferece uma particularidade bastante singular, e é que certos médiuns não obtém senão no estado sonambúlico, e isso se explica facilmente. Há, no sonambulismo, um desprendimento natural, uma espécie de isolamento do Espírito e do perispírito, que deve facilitar a combinação dos fluidos necessários. Tal é o caso dos transportes, dos quais fomos testemunha. As questões seguintes foram endereçadas ao Espírito que os havia produzido, mas suas respostas, por vezes, de sua insuficiência; nós as submetemos ao Espírito Erasto, muito mais esclarecido do ponto de vista teórico, e que as completou com observações muito judiciosas. Um é o artesão, o outro o sábio, e a própria comparação dessas duas inteligências é um estudo instrutivo, porque prova que não basta ser Espírito para tudo compreender.
            1. Rogo-vos nos dizer por que o transporte que fazeis não se produz senão no sono magnético do médium?
            Isto se prende a natureza do médium; os fatos que produzo quando o meu está dormindo, poderia igualmente produzi-lo no estado de vigília com um outro médium.
            2. Por que fazeis esperar tão longo tempo o transporte de objetos, e por que excitais a cobiça do médium irritando seu desejo de obter o objeto prometido? 
            Esse tempo me é necessário, a fim de preparar os fluídos que servem para o transporte: quanto à excitação, não é, frequentemente, senão para divertir as pessoas presentes e sonâmbula.
            Nota de Erasto: O Espírito que respondeu não sabia mais; não se rende conta do motivo dessa cobiça que aguilhoa instintivamente sem compreender-lhe o efeito. Crê divertir, ao passo que, em realidade, provoca, sem disto se aperceber, uma maior emissão de fluidos; é a conseqüência da dificuldade que o fenômeno apresenta. Dificuldade sempre maior quando não é espontânea, sobretudo com certos médiuns.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     

                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário