Powered By Blogger

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - CAPÍTULO V. - MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS. - FENÔMENOS DE TRANSPORTE. - ITEM N º. 98 - Cont. n º. 1. - ALLAN KARDEC.

              O LIVRO DOS MÉDIUNS.

                               SEGUNDA PARTE.

                                      CAPÍTULO V. 
   
   MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS.

             FENÔMENOS DE TRANSPORTE.

98 - Cont. n º. 1. – (...) Em geral, os fatos do transporte são e ficarão excessivamente raros. Não tenho necessidade de vos demonstrar porque são e serão menos freqüentes que os outros fatos de tangibilidade; do que disse, vós mesmos deduzireis. Além de que, esses fenômenos são de uma natureza tal que, não somente todos os médiuns não lhe são próprios, mas todos os Espíritos, eles mesmos, não podem produzi-los. Com efeito, é necessário que, entre o Espírito e o médium influenciado exista uma certa afinidade, uma certa analogia, em uma palavra, uma certa semelhança que permita, à parte expansível do fluído perispirítico (1) do encarnado, de se misturar, se unir, se combinar com o Espírito que quer fazer um transporte. Essa fusão deve ser tal que a força resultante se torne, por assim dizer, uma; ao igual de uma corrente elétrica que, agindo sobre o carvão, produz um foco, uma claridade única. Por que essa união, por que essa fusão? Direis. É que, para a produção destes fenômenos é preciso que as propriedades essências do Espírito motor seja aumentadas de algumas do mediunizado; issoporque o fluido vital, indispensável para a produção de todos os fenômenos medianímicos, é apanágio exclusivo do encarnado e,  por conseqüência, o Espírito operador está obrigado a dele se impregnar. Só então ele pode, por intermédio de certas propriedades de vosso meio ambiente, desconhecidas para vós, isolar, tornar invisíveis, e fazer mover certos objetos materiais, e mesmo os próprios encarnados.
              Não me é permitido, no momento, revelar essas leis particulares que regem os gases e os fluidos que vos rodeiam; mas, antes que os anos sejam decorridos, antes que uma existência do homem seja cumprida, a explicação dessas leis e desses fenômenos vos será revelada, e vereis surgir, e se produzir, uma nova variedade de médiuns, que cairão num esta cataléptico particular, desde que seja medianimizados.
            Vede de quantas dificuldades a produção de transporte esta cercada; podeis concluir, muito logicamente, que os fenômenos desta natureza são excessivamente raros como já disse, e com maior razão, porque os Espíritos a eles se prestam muito pouco, uma vez que motiva, de sua parte, um trabalho quase material, o que é um aborrecimento e uma fadiga para eles. De outra parte ainda ocorre isto: é que muito, freqüentemente, malgrado sua energia e sua vontade, o próprio estado do médium lhe opõe uma barreira intransponível.
            É, pois, evidente, e vosso raciocínio o sanciona, não duvido disso, que os fatos tangíveis de pancadas, de movimentos e de suspensão, são fenômenos simples, que se operam pela concentração e dilatação de certos fluidos, e que podem ser provocados e obtidos pela vontade e trabalho de médiuns que lhes estão aptos, quando nisso são secundados por Espíritos amigos e benevolentes; ao passo que os fatos de transportes são múltiplos, complexos, exigem um concurso de circunstâncias especiais, não podem se operar senão por um só Espírito e um só médium, e precisam, fora das necessidades da tangibilidade, de uma combinação toda particular para isolar e tornar invisível o objeto ou os objetos que foram motivo do transporte.

(1)   Vê-se que, quando se trata de exprimir uma idéia nova, para a qual a língua não tem palavra, os Espíritos sabem perfeitamente criar neologismos. Estas palavras, eletromedianímica, perispirítico, não são nossas. Aqueles que nos criticaram por termos criado as palavras Espírito, Espiritismo, e perispírito, que não tinha suas análogas, poderão também fazer o mesmo processo aos Espíritos.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário