Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 125. - ORIGEM DA VIOLÊNCIA. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

                        ORIGEM DA VIOLÊNCIA.

            A ausência de valores morais superiores leva o espírito a buscar caminhos ásperos e dolorosos traçados pela ignorância.
            O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição são monstros devoradores das melhores oportunidades de elevação e progresso espiritual.
            Onde há preconceito, divisão, desrespeito ao próximo, rebeldia, o homem esquece sua racionalidade, desprezando a razão e o bom-senso conquistados em milênios de luta, trabalho e dor, adquirindo pesados débitos que custarão o preço de suor e lágrimas.
            Emmanuel nos alerta: “Não enfatizes qualquer problema de raça ou crença, de preconceito ou separatividade, buscando, ao invés disso, cooperar com a união que a todos nos cabe conquistar perante Deus”.
            É preciso observar nosso mundo íntimo, nossas reações ante situações imprevistas, nossa capacidade de absorver prejuízos materiais e morais, analisando em nossos filhos essas reações em meio à singeleza das brincadeiras.
            Crianças que destroem brinquedos, objetos domésticos, estragam paredes, móveis, matam animais e plantas, gritam continuadamente, explodem em birra à menor contrariedade, demonstram ervas daninhas que devem ser combatidas pelos pais, para que não se transformem em caminho para a irresponsabilidade e o crime, gerando violência. Habituando-se desde as pequenas transgressões, à disciplina e ao equilíbrio, estaremos imunizando-os contra as grandes atitudes de desequilíbrio.
            Como exemplo de sutil análise de psicologia infantil. Chico Xavier coloca: “Criança que gosta de rasgar papéis é uma criança até certo ponto agressiva. Não podemos permitir que tenha uma liberdade nociva”.
           
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário