Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2014

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 124. - NOSSOS FILHOS E A VIOLÊNCIA. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

         NOSSOS FILHOS E A VIOLÊNCIA.

            Os pais vivem a problemática, com a responsabilidade de proteger seus filhos, preparando-os para enfrentar a violência do mundo, impondo um padrão de conduta mais elevado, resistindo aos convites do desequilíbrio.
            A violência está presente dentro e fora do domínio de nossos lares. Comentando aquela que ocorre dentro de nossas esferas domésticas, podemos dividi-la em violência externa, como aquela trazida pela televisão (com inúmeros exemplos), jornais etc..., e aquela oriunda de nossas atitudes automáticas, do nosso patrimônio moral, do nosso mundo íntimo: exigências, discussões, gritaria, autoritarismo, ausência de liberdade à criança em suas manifestações, decisão incondicional sobre os destinos de conjugues e filhos, abalos psicológicos oriundos de separações conjugais, abandonos rigor excessivo, falta de diálogo e carinho, surras coações físicas, superproteção, etc.

            Como preparar nosso filhos para enfrentara violência?
            Com certeza, o comportamento dos pais ante os perigos da violência dentro do lar serão uma forte exemplo para os filhos.
            Existe a necessidade de corrigenda e da proteção no trabalho da educação, mas muito mais cuidado para não se romper a linha que separa a autoridade do autoritarismo, a energia do rigor excessivo, para que a criança possa ser verdadeiramente corrigida, sem plantar o pavor e a revolta em seu coração.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário