Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

- GOTAS EVANGÉLICAS. - ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - Capítulo I. - NÃO VIM DESTRUIR A LEI. - AS TRÊS REVELAÇÕES. - MOISÉS. - N º. 2.


                                                       Capítulo I.

                              NÃO VIM DESTRUIR A LEI.

                              AS TRÊS REVELAÇÕES.

                                            MOISÉS.

2.         A lei de Moisés é composta por duas partes distintas: a lei de Deus, rebeldia no Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida pelo próprio Moisés. A lei de Deus é inalterável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
A lei de Deus está formulada nos seguintes mandamentos:

1.         Eu sou Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses estrangeiros diante de mim. Não farás imagem talhada, nem figura nenhuma de tudo o que está nas águas e debaixo da terra. Não os adorarás cultos soberanos.
2.         Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.
3.         Lembra-te de santificar o dia de sábado.
4.         Honra a teu pai e à tua mãe, a fim de viveres muito tempo na Terra que o Senhor teu Deus te dará.
5.         Não matarás.
6.         Não cometerás adultério.
7.         Não roubarás.
8.         Não prestarás falso testemunho contra o teu aproximo.
9.         Não desejarás a mulher do teu próximo.
10.       Não desejarás a casa do teu próximo, nem seu servo, ou serva, nem seu boi, seu asno, ou qualquer outra coisa que lhe pertença.

Esta é a lei de todos os tempos e de todos países e que, por isso mesmo, tem um caráter divino. Todas as outras são leis estabelecidas por Moisés, que se via obrigado a conter pelo temor de um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha de combater os abusos e os preconceitos enraizados adquiridos durante a época da escravidão no Egito. Para dar autoridade às suas leis, ele atribuiu-lhes origem divina, assim como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos: a autoridade do homem precisava se apoiar sobre a autoridade de Deus. Mas apenas de uma ideia de um Deus terrível podia impressionar homens ignorantes, nos quais o sentido moral e o sentimento de uma delicada justiça ainda estavam poucos desenvolvidos. É evidente que aquele que tinha incluído entre os seus mandamentos: Não matarás; não farás mal a teu próximo, não poderia se contradizer fazendo do extermínio um dever. As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, portanto, um caráter essencialmente transitório.

            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário