Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - ALLAN KARDEC. - CAPÍTULO III. - MÉTODO. - QUESTÃO Nº. 35.


                                                     CAPÍTULO III.

                                                           MÉTODO.


            35. Aqueles que quiserem adquirir esses conhecimentos preliminares pela leitura de nossas obras, eis a ordem que lhes aconselharíamos:

            1. º O que é o Espiritismo? Esta brochura, de penas uma centena de páginas, é uma exposição sumária dos princípios da Doutrina Espírita, um esboço geral que permite abraçar o conjunto sob um quadro restrito. Em poucas palavras, vê-se o objetivo e pode-se julgar sua importância. Por outro lado, nele se encontra a resposta às principais questões ou objeções que estão naturalmente dispostas a fazerem as pessoas novatas. Esta primeira leitura, que não requer senão um pouco de tempo, é uma introdução que facilita o estudo mais aprofundado.

            2. º O Livro Dos Espíritos; contem a doutrina completa, ditada pelos próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais, é a revelação da destinação do homem, a iniciação à natureza dos Espíritos e aos mistérios da vida de além túmulo. Lendo-o, compreende-se que o Espiritismo tem um objetivo sério, e não é um passatempo frívolo.

            3. º O Livro dos Médiuns; destina-se a guiar, na prática das manifestações, pelo conhecimento dos meios mais próprios para comunicar-se com os Espíritos; é um guia, seja para os médiuns seja para os evocadores, é o complemento de O Livro dos Espíritos.

            4. º A revista Espírita; é uma coletânea variada de fatos, de explicações teóricas e trechos destacado que completa o que se disse das duas obras precedentes, e que lhes é, de alguma forma, a aplicação. Sua leitura pode ser feita ao mesmo tempo com elas, mas será mais proveitosa e mais inteligível sobre tudo após a leitura de O Livro dos Espíritos.

            Isto pelo que concerne. Aqueles que querem tudo conhecer numa ciência, devem necessariamente ler tudo o que está escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, as coisas principais, e não se limitar a um só autor; devem ler o pró e o contra, as criticas como também as apologias, iniciar-se nos diferentes sistemas a fim de poder julgar pela comparação. Sob esse aspecto, não preconizamos nem criticamos nenhuma obra, nem queremos influir em nada sobre a opinião que se pode delas formar; trazendo nossa pedra ao edifício. Colocamo-nos nas fileiras; não nos cabe ser juiz e parte, e não temos a pretensão ridícula de sermos os únicos dispensadores da luz; cabe ao leitor apartar o bom do mau, o verdadeiro do falso.  

            Fonte: O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 18 º edição - Abril de 1991, Editora Instituto de difusão Espírita de Araras, SP.                     

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail,com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário