INTRODUÇÃO.
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RESUMO DA
DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.
1. “O homem é uma
alma encarnada. Antes da sua encarnação, ela existia junto aos modelos
primordiais (no estado de espírito), às ideias do verdadeiro, do bem e do belo.
Separou-se deles ao encarnar e lembrando-se de seu passado, fica mais ou menos
atormentada pelo desejo de voltar a ele”.
Não podemos exprimir mais claramente a diferença e a
independência dos dois princípios: o
inteligente (alma) e o material (o corpo). Além disso, temos ai a doutrina da
preexistência da alma, da vaga intuição que ela conserva de um outro mundo ao
qual deseja voltar, da sobrevivência ao corpo, da saída do mundo espiritual
para encarnar e da sua volta a esse mundo após a morte. É, enfim, o gérmen da
doutrina dos anjos decaídos.
2. “A alma se perturba e
confunde quando se serve do corpo para apreciar qualquer assunto; sente vertigens
como se estivesse ébria, pois se une as coisas que são, por sua natureza,
sujeitas a mudanças. Em vez disso, quando ela contempla sua própria essência,
volta-se para o que é puro, eterno, imortal e, sendo dessa mesma natureza, aí
permanece ligada pelo maior tempo que puder. É aí que suas perturbações então
findam, pois ela está unida ao que é imutável,e este estado da alma é o que se
chama de sabedoria”.
Assim, o homem que considera as coisas terra-a-terra,
sob o ponto de vista material, vive iludido. Para apreciá-las com justeza, é
preciso vê-las do alto, ou seja, sob o ponto de vista espiritual. O verdadeiro
sábio deve, portanto, isolar a alma do corpo, para ver com os olhos do Espírito.
Eis o que ensina também o Espiritismo. (Ver capítulo
2:5 desta obra.)
Fonte:
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição -
Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.
RHEDAM.
(rhedam@gmail.com)
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