Powered By Blogger

terça-feira, 20 de junho de 2017

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA E AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANONA! - / - Nº. 198. - APOIO FRATERNO. Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. - CRACK. - GRUPO APOIO FRATERNO.



                      APOIO FRATERNO.

           Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

                          (de acordo com Mari, 2002)

            Sadoc (2007) especifica que o CRACK é uma substância derivada da cocaína e é atualmente uma tema importante em nossa sociedade, por isso recebeu um destaque maior nessa reedição. Substância de efeitos extremamente danosos, está associada a desfechos muito desfavoráveis, quais sejam a violência, a criminalidade, homicídio, problemas de saúde, aumento da mortalidade, alterações neuropsicológicas, a overdose, além de danos psicossocias intensos.
            Conforme a estatística da OMS, o uso de cocaína é  estimado em mais de 14 milhões de pessoas no mundo. Seu uso é encontrado em 2,9% da população do Brasil ao longo da vida e tem sido identificado um aumento na forma de crack de 0,3% da população em 2001 para 0,7% em 2005, principalmente nas regiões sul e sudeste (world Drug Report, 2007).
            Aspecto importante em relação ao crack é a dimensão dos problemas físicos associados ao seu uso. As complicações vasculares cerebrais são as maiores responsáveis pelas seqüelas e mortes dos jovens usuários. O coração acelerado, a pressão alta e o notável efeito vasoconstritor podem levar a uma parada cardiorrespiratória. No aparelho respiratório, têm sido observadas as seguintes alterações: tosse, expectoração enegrecida, dor no peito, dificuldades respiratória, etc. outros efeitos descritos são necrose (“morte”) muscular, convulsões e hemorragias cerebrais. Alguns estudos médicos apontam importantes alterações nos filhos de usuários de crack, como retardo no crescimento intrauterino, diminuição do tamanho da cabeça, tremores, irritabilidade, rigidez muscular e convulsões transitórias.

            Quando o homem se acha, de certo modo, mergulhado na atmosfera do vício, o mal não se torna para ele um arrastamento quase irresistível?     

            “Arrastamento, sim; irresistível, não; porque, mesmo dentro dessa atmosfera viciosa podeis encontrar, algumas vezes, grandes virtudes. São Espíritos que tiveram a força de resistir e que, ao mesmo tempo, receberam a missão de exercer boa influência sobre os seus semelhantes.” (O Livro dos Espíritos, questão 645)

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário