Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2015

- ESTUDANDO O O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - CAPÍTULO V. - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS. - O SUICÍDIO E A LOUCURA. - ITEM N º. 16. - ALLAN KARDEC.

     O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

                            CAPÍTULO V.

            BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS.

                    O SUICÍDIO E A LOUCURA.

16.       A incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro, as idéias materialista são, numa palavra, os maiores incentivadores ao suicídio: elas produzem covardia moral. E quando se vêem homens de ciência se apoiarem sobre autoridade do seu saber, esforçarem-se para provar aos seus ouvintes ou aos seus leitores que não têm nada a esperar após a morte, não os vemos tentando convencê-los de que, se são infelizes, não tem nada de melhor a fazer do que se matar? Que poderiam lhes dizer para desviá-los disso? Que esperança poderiam lhes dar? Nada além do nada. A conclusão é lógica, se o nada é o único remédio heróico; mais vale cair nele imediatamente do que mais tarde, e assim sofrer por menos tempo.
            A propagação das idéias do materialismo é, pois, o veneno que introduz em muitas pessoas do suicídio. E aqueles que se fazem partidários e propagadores dessas idéias assumem sobre si uma terrível responsabilidade. Com o Espiritismo, a dúvida não é mais permitida e a visão da vida muda. Aquele que crê sabe que a vida se prolonga indefinidamente além-túmulo, embora em outras condições; daí a paciência e a resignação que o afastam naturalmente da idEia do suicídio, resultando, em uma palavra, na coragem moral.

         Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.


                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário