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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

- ROTEIRO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA N º. 17. - MÉDIUM E MEDIUNIDADE. - ANEXO N º. 227. - SEGURANÇA MEDIÚNICA.- MIRAMEZ. (JOÃO NUNES MAIA.)



      SEGURANÇA MEDIÚNICA.

A mediunidade é um dom, um atributo do Espírito, que nasceu juntamente com a mônada, nos primórdios da sua delicada existência. A mediunidade não depende de qualidades humanas para existir na sua função natural. No entanto, há leis que asseguram a sua posição, no campo em que opera. O médium pode transmitir mensagens de alto teor educativo e científico, em favor da humanidade, como também servir de canal para Espíritos zombeteiros ou pseudo-sábios. Essa variação está na dependência de como o médium leva a vida, seus sentimentos e as condições espirituais que vibram em seu coração. Para tanto, não basta somente boa vontade. É necessário ter compreensão do objetivo do seu mandato e trilhar os caminhos que a ordem e a moralidade impõem, numa vida pautada nas diretrizes da luz espiritual. O candidato a médium deve suprimir da sua mente toda ordem de vaidade, todo tipo de impulso que o leva para o orgulho e a prepotência, sempre se  esauecendo das ofensas recebidas. Esse deve ser o primeiro preparo, pois a agressão certamente virá ao seu encontro, para testá-lo no que já aprendeu sobre o verdadeiro amor. Podemos chamar os testemunhos de "marcas do Cristo". Todo aquele que deseja ser Seu discípulo encontrará espinhos nas Suas pegadas. Não pode existir mediunidade iluminada, sem fé, que é uma semente divina que haverá de nascer no coração do instrumento da verdade.
O intercâmbio com os Espíritos é muito desejado por todos os que chegam à Doutrina Espírita, sem conhecer o engenhoso processo por que devem passar os companheiros de aprendizado. Se a mediunidade é fato natural no ser humano, a razão adverte-nos de que o seu desenvolvimento não pode desobedecer à seqüência da naturalidade. Toda violência, nesse campo, tem como resposta o desastre e o desequilíbrio psicossomático.
O erro que se nota em muitas casas espíritas é a tendência de forçar o desenvolvimento das faculdades mediúnicas, numa chamada insistente de Espíritos de todas as qualidades, para que possam se apossar das pessoas presentes às reuniões. Sentam-se à mesa, com vontade de servir, não resta dúvida, mas se esquecem das conseqüências que advirão da falta de habilidade, na ânsia de fazer o melhor. Os diretores das sessões, comumente, são desprovidos de experiências para lidar com o invisível. Comandam uma reunião, chegando às carreiras, e não despregam os olhos do relógio para uma volta apressada, queimando, assim, todo o material fluídico que os Espíritos trazem, por amor e caridade. E aquele magnetismo da pressa espraia-se pelo ambiente todo, fazendo-o esquecer-se da incumbência que o levou àquela reunião, cujo objetivo é levar a tranqüilidade a todos e o entendimento aos Espíritos menos esclarecidos. A base de uma reunião elevada é, pois, a segurança mediúnica, que se faz através da sabedoria do medianeiro, aliada ao amor incondicional.
Se és candidato à mediunidade, se palpita em teus sentimentos a vontade de servir de instrumento à comunicação dos Espíritos, analisa quem és para saberes com quem haverás de te comunicar.
Não podemos deixar de descrever o que se processa, no trabalho mediúnico desavisado, àquele que desconhece a realidade espiritual: entre dois corpos que o Espírito usa para comandar o físico, o astral e o etérico, encontra-se estruturado um filtro, muito parecido com uma tela sutil, altamente trabalhado pela natureza, em conexão com a Inteligência Suprema, que de nada se esqueceu a nosso favor. Essa tela etérica, no dizer dos estudiosos das coisas espirituais, serve de barreira à comunicação constante entre os dois mundos, permitindo tão-somente o intercâmbio com os Espíritos superiores, já que essa tela dá passagem aos fluidos puríssimos que provêm das altas esferas. Assim como o filtro de um lar dá passagem facilmente à água já pura, sem ceder lugar ao líquido poluído, o mesmo se passa no campo do Espírito. Todavia, é interessante saber que essa tela etérica pode romper-se. E isso acontece com freqüência. Aí, o próprio médium, ao desenvolver-se, manifesta desequilíbrio em todos os setores da sua sensibilidade. Essa tela é feita de átomos espirituais altamente afins, que se congregam por atração magnética da própria consciência, com o auxílio dos guias do tutelado. Mas ela se rompe por variadas causas, contrárias às leis naturais, como o fumo, que se volatiliza, no seu uso exagerado e corrói a tela sutil desse filtro fluídico que protege o medianeiro. O mesmo ocorre com o álcool, a carne em demasia e as drogas.
Na parte mental, vamos encontrar os maiores inimigos dessa segurança mediúnica, que são o ódio, a vingança, a maledicência, a brutalidade, a usura. Pensamentos que envolvem tais sentimentos provocam uma espécie de curto-circuito na tela etérica, rompendo seus delicados filamentos e colocando o médium em estado de dependência com os Espíritos inferiores. Eis aí a obsessão, desequilíbrio presente em grande maioria dos medianeiros, em todo o mundo. Ainda existem outros perigos que mencionaremos depois, quando surgir oportunidade de conversarmos, pelos meios da escrita e da presença espiritual.
Como já relatamos, a mediunidade não depende da moral do médium, mas a mediunidade com Jesus Cristo depende de auto-aprimoramento, nos conceitos do Evangelho. Somente a vivência dessa filosofia transcendental, ensinada e vivida pelo Mestre, aparelha o medianeiro para ser um verdadeiro instrumento da verdade, do amor e da caridade. Quem não deseja modificar o sistema de vida que leva nas hostes do Espiritismo, condensado por Allan Kardec nos livros basilares da doutrina, é bom que não tente ser ponte para aqueles que já foram para o mundo espiritual.
O canal sujo suja a água que vem do céu. E, se atraímos o nosso semelhante pela lei dos afins, o médium consciente do seu dever sabe a que tipo de entidade estão servindo as suas faculdades.
Se desejas fazer o bem a quem caminha contigo, ama muito, mas não te esqueças de instruir, sempre. Educa, em todos os momentos, mas lembra te, constantemente, de aplicar a disciplina em teus passos. Fala, nas horas certas, sem te esqueceres de vigiar o que dizes, para que possas dizer, na amplitude dos teus trabalhos, sem exigências, como falou o grande apóstolo dos gentios: "0 Cristo em mim é motivo de glória".

            Livro: “SEGURANÇA MEDIÚNICA”, - MIRAMEZ., - Psicografado por João Nunes Maia, - 12 ª edição, - Editora Fonte Viva, - BELO HORIZONTE, MG, - 1998..

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)
   

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